"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

FRAGILIDADE DA URNA ELETRÔNICA É CITADA NA RÁDIO VATICANO (O QUE JÁ ERA DITO E SABIDO AQUI NO BRASIL!!!)




São Paulo (RV) – Com o objetivo de levar transparência às Eleições deste ano, o ‘Você Fiscal’ procura ajudar o brasileiro na fiscalização do processo eleitoral – como já aconteceu no primeiro turno. O projeto é de autoria do professor da Unicamp e pesquisador em segurança digital, Diego Aranha, e do empreendedor digital, Helder Ribeiro.
 
Desenvolvido e financiado coletivamente pela sociedade civil, sem fins lucrativos e sem vinculação a nenhum partido, grupo ou empresa, o projeto motiva os eleitores a se tornarem “fiscais cidadãos”, “adotando” uma zona na qual se comprometem a fiscalizar pelo menos um Boletim de Urna (B.U.) nela.
 
Os idealizadores do projeto explicam que esse BU seria o saldo que toda urna imprime no final da votação, com o total de votos para cada candidato naquele específico aparelho. Ao terminar a votação, os Boletins devem ser fixados em locais públicos (conforme determina o artigo 82 da resolução 23399 de 2013 do TSE), como, por exemplo, na porta da seção eleitoral. O eleitor tira foto do BU e envia para a equipe do “Você Fiscal” através do email bu@vocefiscal.org ou mesmo pelo aplicativo do projeto que pode ser baixado pelo http://www.vocefiscal.org.
 
Comparando os Boletins enviados pelos eleitores com os publicados oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral, é possível detectar possíveis erros na transmissão dos dados ou fraudes no trajeto da urna após a votação. Em posse de vários Boletins, é possível ainda estimar por amostragem um resultado independente e compará-lo com o oficial do TSE.
 
O objetivo é levar transparência eleitoral a todos os cantos do Brasil. Não precisa nem mesmo ser a zona eleitoral que consta no próprio título de eleitor. Caso a pessoa esteja longe da sua cidade, nada impede que contribua com a transparência eleitoral fotografando BUs onde estiver.
Só no primeiro turno, a equipe do “Você Fiscal” recebeu mais de 15 mil Boletins de Urna. As análises podem ser conferidas no site do projeto ou através da página do Facebook. (AC/Zenit)”
 
(texto enviado por Lionço Ramos Ferreira)

27 de outubro de 2014
Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário