"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO SANATÓRIO DA NOTÍCIA

PROPAGANDA ENGANOSA Hoje começa o massacre da propaganda enganosa dos políticos na TV. Isso vai até o dia 2 de outubro. O pior de tudo é que a Justiça eleitoral não nos dá o direito de resposta. Para cada dez minutos de mentiras deslavadas bastaria apenas um, para lavar a alma da nação com a verdade. Em todo caso, hoje você começa a descobrir que mora num outro país que, estranhamente, também se chama Brasil.

A ILUMINADA E A VIÚVA
Hoje o PSB deve consagrar a predestinada Marina Morena Verde da Silva como a sua iluminada do pleito eleitoral de outubro.

Para o meu gosto, a única forma de melhorar esses 21% de intenção de voto que o efeito velório provocou seria ungir Dona Renata Campos como a outra componente da dupla.

De qualquer maneira, a comoção nacional não dura tanto tempo assim na memória do brasileiro que possa levar muito além do que já foi alcançado.

Se o PT perder o medo do segundo turno, Dilma Vana vai para a prorrogação com Aécio Neto de Neves. Do contrário, Lula tira Dilma para dançar e tenta vencer de bate-pronto. É o sonho dourado dos que querem continuar cometendo o que estão perpetrando contra o Brasil.

AMARAL, O TAL
Amaral, o Tal, vai ter que engolir Marina como candidata do seu partido à Presidência da República. E já sabe que também não leva o  lugar de vice na chapa. Está ensandecido porque o PSB vai continuar não se submetendo ao comando de Lula, seu ídolo. Ontem, em meio à carrada de perguntas de repórteres curiosos, Amaral, o Tal, disse que "Renata Campos é a maior liderança do PSB". Ele não engole Marina que não o suporta.

O HUMILHADO
Alexandre Padilha é sem noção mesmo. A Globo não convida candidatos a governador que não tenham pelo menos 5% das intenções de votos nas pesquisas que a própria Globo encomenda. Foi à Justiça para derrubar a regra por sentir-se humilhado com a discriminação. Sente-se mal com o desdém global, mas parece que não sente a menor vergonha de não ter mais que o seu vexatório percentual de preferência popular.

ARRUDA VAI CHORAR
Hoje tem debate político na Band-Brasília. Vai ser lindo de ver Zé Arruda, o Pai do Panetone, trocando farpas com Argh!nelo Queiroz, o Rei do Segundo Tempo...

E tem também o Toninho do PSOL que manobra pela impugnação de Arruda. O resto é o resto. Previsão líquida e certa: Arruda vai chorar.

Ele sempre chora: chorou quando apertou duas vezes o botão do placar eletrônico do Congresso Nacional; chorou quando renunciou ao mandato; chorou quando foi preso; chorou quando foi solto; chorou quando voltou a ser candidato ao governo que não concluiu no Distrito Federal.

Se não for impedido pela Justiça Eleitoral, vai chorar quando reassumir o governo da capital do País. Não tem para quem perder. E o brasiliense não tem com quem ganhar.

DEU PRA ELA
Marina Morena verde da Silva chegou aonde tinha que chegar nas intenções de voto do eleitorado brasileiro. O efeito velório deu o que tinha que dar. Será preciso uma nova tragédia aérea para ir além das alturas que alcançou. Daqui pra frente começa a operação aterrissagem.

PATÉTICA
Que coisa mais patética aquela entrevista da Globo com Dilma Vana. Na verdade, Bonner parecia o Jô Soares: entrevistou a si mesmo. Patrícia Poeta bateu palmas. Dilma Vana foi ela mesma: não disse coisa com coisa.

De importante mesmo, só conseguiu defender os ministros e assessores que, acusados de corrupção e malfeitos, foram mantidos flanando na Esplanada dos Ministérios.

O espaço foi um desastre terrestre de estragos quase tão grandes quanto o acidente do Cessna que vitimou Eduardo Campos. Sem o efeito que a tragédia de Campos provocou no PSB.

ENGANA QUE EU GOSTO
Foi lindo de ver e ouvir Dilma Vana dizendo para William Bonner, na Globo, com Patrícia Poeta como testemunha ocular, que o governo dela é que provoca as investigações da Polícia Federal que jogam escândalos no ventilador.

Até parece que foi o governo Dilma que autorizou a Operação Porto Seguro que estourou o chatô da Presidência, governado pela Rosemary Noronha, primeira-dama da Presidência, em São Paulo.

Até parece que foi o governo Dilma que provocou a Operação Lava Jato que vem mostrando o que é a Petrobrás. Dilma Vana deve ser masoquista para mandar bater em si mesma num escândalo como o de Pasadena... Me engana que eu gosto.


19 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário