"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 1 de março de 2014

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Bandidagem espetacular

“O Supremo saiu do espetáculo e foi fazer justiça”.

José Guimarães, deputado federal pelo PT do Ceará e irmão de José Genoino, sobre a sessão do STF desta quinta-feira, que absolveu José Dirceu, Delúbio Soares e o ex-presidente do PT do crime de formação de quadrilha, grávido de felicidade porque o STF deixou de exibir o espetáculo da corrupção protagonizado pelos artistas hospedados na papuda.

Inocência castigada

“Eles não são bandidos. Não são quadrilheiros”.

Vicentinho, líder do PT na Câmara, nesta quinta-feira, sobre os companheiros do mensalão, informando que todos estão presos porque são cidadãos exemplares.

Ministro da Defesa

“Não há sentido em se majorar mais a pena de quadrilha quando a corrupção ativa é mais grave”.

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, na sessão desta quarta-feira do Supremo que absolveu oito mensaleiros do crime de formação de quadrilha, cumprindo com muita dedicação a missão de reduzir a pena dos encarcerados por corrupção, pecado que finge considerar muito mais grave.

Mensaleiro perdulário

“Não houve má fé nem discrepância nos preços. Os preços variam dependendo do lugar onde é adquirido”.

Michel Saliba, advogado de José Borba, explicando que o preço do material de construção providenciado por seu cliente subiu espetacularmente não porque o ex-deputado mensaleiro reincidiu no superfaturamento de notas ficais, mas porque ele sempre foi freguês  dos estabelecimentos comerciais mais caros do Paraná.

Precisa-se de neurônios

“Agora, vocês podiam me perguntar uma coisa: tem curso de boa qualidade sem professor bem pago? Eu digo para vocês, sou presidenta da República, que não tem não. Nós precisamos de pagar bem os professores”.

Dilma Rousseff, em cerimônia de formatura do Pronatec em São Paulo, internada por Celso Arnaldo ao confirmar que é preciso pagar bem os professores ─ sobretudo para que não repitam “precisamos de pagar”.

Só corruptos

“O PT nunca formou quadrilha”.

José Guimarães, deputado federal pelo PT do Ceará e irmão de José Genoino, garantindo que o partido só forma corruptos que agem individualmente.

Cretino fundamental

“Enfim, estamos voltando a ter um Supremo equilibrado, sóbrio, técnico. Os juízes devem falar mais nos autos do que para as câmeras de televisão. Há uma luz próxima do fim do túnel”.

André Vargas, vice-presidente da Câmara, sobre a sessão do STF desta quinta-feira,  ensinando que Roberto Barroso é equilibrado, Teori Zavaschié sóbrio, Ricardo Lewandowski é técnico e Dias Toffoli lembra um túnel no fim da luz.

Sabujo assustado

“Futebol é uma coisa, política é outra. O povo sabe muito bem quem tenta se aproveitar desse tipo de situação”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e caixa-preta do PT, apavorado com a indignação provocada pela gastança com a Copa da Roubalheira, explicando que em dia de jogo a multidão no estádio, se estiver brava com a presidente da República, deve vaiar o bandeirinha.
.
 

Besta quadrada (48)

“O dinheiro público pode e deve ser utilizado para estimular todas as formas de organização da cidadania e da produção”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e caixa-preta do PT, explicando que o governo deve usar o dinheiro dos pagadores de impostos para ampliar e aperfeiçoar conflitos entre a PM e manifestantes fantasiados de lavradores que tentam invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal.

Lapso mental

“Quero dizer de maneira clara e peremptória que não se pode confundir o MST com baderneiros”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e caixa-preta do PT, sobre o  financiamento público de um evento do MST que incluiu a tentativa de invasão do STF, deixando escapar que até ele acha que são apenas baderneiros os black blocs que, publicamente, trata com muito carinho.

01 de março de 2014
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário