"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de março de 2014

PETIÇÃO ONLINE PROPÕE SUSPENSÃO DAS URNAS ELETRÔNICAS JÁ NA ELEIÇÃO DE 2014 E DEFENDE ADOÇÃO DE SISTEMA DE ÚLTIMA GERAÇÃO


Facsímile do site Eu Concordo com a petição online para ser assinada. Acima a urna eletrônica utilizada no Brasil, considerada ultrapassada pelos especialistas em voto eletrônico.
Circula pelas redes sociais uma petição online, postada no site de petições Eu Concordo, que ao mesmo tempo em que questiona a segurança das urnas eletrônicas brasileiras, propõe que nas eleições de 2014 e 2016, o atual sistema seja suspenso. Ao mesmo tempo, defende que o Superior Tribunal Eleitoral (STE) inicie imediatamente os estudos para adotar urnas eletrônicas que emitem o voto impresso que proporciona auditoria objetiva face a dúvidas eventualmente levantadas no processo de apuração.

Esse abaixo-assinado virtual, logo que concluído, será encaminhado ao STE e também ao Ministério Público Federal, Senado e Câmara dos Deputados.
A petição foi lançada pelo ativista nas redes sociais Alis Moreira, cidadão de São José dos Campos (SP) e também um dos criadores do "Movimento Protagonistas da Mudança".

Na justificativa dessa petição online, Moreira chama a atenção para o fato de que as urnas eletrônicas utilizadas atualmente pelo Brasil são de primeira geração cujo nível de segurança é questionado por experts no assunto, além do fato da máquina não emitir o comprovante do voto para posterior auditoria no caso de dúvidas. 

De fato, há muito material sobre este assunto na internet em sites especializados, onde a vulnerabilidade das atuais urnas eletrônicas brasileiras é analisada por especialistas. É que as urnas última geração, além de emitirem o voto impresso, ainda possuem outros mecanismos de segurança do voto.
Quem desejar assinar a petição pode visitar o site Eu Concordo.
 
09 de março de 2014
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário