"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TRIBUNAL DE CONSTAS SUSPENDE LICITAÇÃO DE CORREDORES DE HADDAD

 
O Tribunal de Contas do Município suspendeu nesta terça-feira o principal projeto do prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) para os próximos três anos: a construção de corredores de ônibus orçados em R$ 4,8 bilhões.
 
O TCM considerou que faltam requisitos básicos para os corredores serem construídos, entre os quais de onde virá o dinheiro para as obras. Falta também, ainda de acordo com o tribunal, o projeto básico de engenharia e urbanismo dos corredores.
 
O Tribunal de Contas deu um prazo de 15 dias para a prefeitura se explicar.
 
A construção de corredores é a principal aposta de Haddad para responder aos protestos de junho contra o aumento da tarifa do transporte público.
 
A licitação suspensa pelo TCM foi lançada em julho e é dividida em dez partes, que somam 128 km de corredores em avenidas como Celso Garcia (zona leste) e 23 de Maio (zona sul). Outras duas licitações de corredores, herdadas da gestão Gilberto Kassab (PSD), estão em andamento.
 
A meta da gestão Haddad é construir 150 km de corredores para oferecer uma alternativa rápida ao uso do carro.
 
OUTRO LADO

A prefeitura diz que esse tipo de veto do TCM é "normal e aconteceu também nas licitações de compra de uniforme escolar e para auditoria do sistema de ônibus". Em ambos os casos, diz a prefeitura, o veto foi suspenso.
Segundo a prefeitura, os projetos têm recursos do PAC do Mobilidade e projetos básicos de engenharia e urbanismo existem, que serão apresentados no prazo de 15 dias.
 
Esses projetos foram contratados ao custo de R$ 88,3 milhões e o prazo final de entrega é junho deste ano.
 
Desde o início de sua gestão, Haddad implantou 300 km de faixas exclusivas de ônibus –aquelas que ficam à direta da via. No período, porém, nenhuma obra de corredores exclusivos, que ficam à direita da via, foi concluída.

08 de janeiro de 2014
MARIO CESAR CARVALHO - Folha de São Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário