"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 7 de novembro de 2021

QUAL A TÉCNICA INFALÍVEL PARA AFASTAR PESSOAS TÓXICAS?

De acordo com Ellen Biros, terapeuta da Geórgia (Estados Unidos), existe um método capaz de eliminar, de maneira bem simples, as pessoas tóxicas de nossas vidas. Chamado de “Método Gray Rock” (Método Pedra Cinzenta, em tradução livre), ele nos transforma em pessoas chatas e completamente desinteressantes.



O Método Gray Rock não é a melhor solução quando os casos são muito sérios, por isso não é indicado quando fere os direitos humanos. 

Vamos aos cinco passos para se tornar uma rocha cinzenta e desinteressante? Confira:

1. Não ofereça nada:

Não estamos falando de oferecer comida ou bebida, mas sim do seu comportamento. As pessoas manipuladoras se inflam quando presenciam conflitos, excesso de emoções e, principalmente, caos.

A terapeuta acredita que a melhor coisa a fazer é tentar se tornar uma pessoa sem brilho e desinteressante, totalmente sem nenhum atrativo.

2. Desengate e desconecte:

Essa é uma das melhores dicas! Lembre-se de evitar contato visual com a pessoa tóxica, principalmente porque olhar nos olhos pode facilitar uma conexão emocional.

É importante lembrar que seu principal objetivo é o desprendimento total. No início, se precisar de ajuda, pode tentar se concentrar em outra atividade ou olhar para outro lugar no momento de uma interação.

3. Mantenha as interações necessárias curtas:

Se a pessoa abusiva for parte da família ou se você precisar conviver razoavelmente com ela, uma boa alternativa pode ser manter apenas contato eletrônico ou por telefone, o que diminui o estresse e dificulta as tentativas de manipulação, mas a efetividade do método continua sendo a mesma.

Seja breve durante a interação, responda apenas com “sim” e “não”, já que, nesse caso, não existe interação visual.

Se a pessoa for um ex-companheiro e a conversa tiver relação com visitas de filhos, por exemplo, limite-se apenas ao horário em que vai buscar ou levá-los, respondendo de maneira sucinta às perguntas.

4. Não diga a eles o que você está fazendo:

Nunca conte vantagem, não fale de suas vitórias nem planos. Seu principal objetivo, caso queira colocar em prática o método, é fazer com que a pessoa perca o interesse por você por conta própria.

Isso inclui não deixar que perceba que você está tentando parecer monótono intencionalmente.

Tente tratá-la como se não a conhecesse, como se não existisse nenhuma conexão emocional, de tal maneira que pareçam estranhos.

Não se sinta mal com esse comportamento, você não deve nenhuma justificativa ou explicação para ninguém, principalmente as que envolvam quesitos emocionais ou mais profundos.

5. Evite diminuir a si mesmo

O Método Gray Rock exige um balanço, não precisa chegar ao ponto de começar a se depreciar, e tente observar se esse tipo de comportamento afeta outras relações em sua vida.

Se perceber algum tipo de dificuldade em se conectar com outras pessoas, as que realmente importam, não deixe de entrar em contato com um terapeuta.

Ter necessidade de conviver com pessoas abusivas e manipuladoras pode afetar a forma como você se enxerga, podendo sentir que isso afeta até como se veste.

Um bom psicólogo pode ajudar você a criar técnicas e estratégias saudáveis, explorando abordagens diferentes, caso perceba que esse método não funciona.

Lidar com pessoas narcisistas é desgastante, exige muito de nossa capacidade emocional e pode afetar a autoestima de maneira devastadora.

Tentar lidar com a situação da maneira mais confortável pode ser uma boa opção, mas lembre-se que sempre é preciso avaliar como está sua saúde emocional com profissionais especializados.

07 de novembro de 2021

https://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2021/11/qual-tecnica-infalivel-para-


Um comentário:

  1. Excelente matéria!!! Pessoas tóxicas são manipuladoras emocionais ! Vou colocar em prática essas estratégias.

    ResponderExcluir