"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

BRASIL CONTROLA 90% DO MERCADO MUNDIAL DE NIÓBIO


Existem diversas ocorrências de nióbio no Brasil, em especial na Amazônia. País é o maior produtor mundial.

Apesar de ser um metal ainda desconhecido para uma boa parte da população, o Brasil é o maior produtor de nióbio e responsável por abastecer cerca de 90% do mercado mundial.

Uma de suas principais utilidades é a ampliação da resistência do aço, o que possibilita uma economia superior a 20% na quantidade de material utilizado e a uma redução de 30% de seu peso.

O presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Eduardo Ribeiro, esclareceu alguns mitos sobre o nióbio:

“Para começar, o nióbio é um metal. Não é minério. O minério tem cerca de 2,5% de nióbio, e precisa passar por processos complexos até se chegar ao produto final [nióbio], que é o metal que vendemos.”

Segundo a agência EBC, Ribeiro acrescentou:

“Mitos atrapalham. Existem diversas ocorrências de Nióbio no Brasil, em especial na Amazônia. Só que para transformar essas ocorrências em reserva de nióbio, é necessário fazer furos de sondagem e quantificar massa e teor.”

O secretário também esclareceu que “não é verdade que há nióbio apenas no Brasil”, apontando a existência de reservas em 85 regiões do mundo, entre Austrália, África, Groelândia, Rússia:

“Se muitas não estão, atualmente, em operação, é porque os produtores atuais têm uma capacidade de produção maior do que o tamanho do mercado. Eles não vão investir bilhões de dólares em um mercado pequeno.”


25 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário