"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

ARAS PEDE PARA TOFFOLI REVOGAR DECISÃO SOBRE DADOS SIGILOSOS


Aras pede a Toffoli para revogar decisão que lhe deu acesso a dados sigilosos de 600 mil.

Augusto Aras, procurador-geral da República, pediu nesta sexta-feira (15), para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, revogar decisão que determinou o envio à Corte dos relatórios produzidos nos últimos três anos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Os relatórios têm dados de cerca de 600 mil pessoas, 412,5 mil físicas e 186,2 mil jurídicas.

O pedido de Aras foi feito em um recurso extraordinário da PGR dentro do processo que discute a necessidade de autorização judicial para o compartilhamento de dados sigilosos entre o Ministério Público e órgãos de controle e fiscalização, como a Receita e o UIF.

A discussão do assunto no plenário do STF está marcada para a próxima quarta-feira, 20 de novembro.

“O pronunciamento em questão, no entender da Procuradoria-Geral da República, consiste em medida demasiadamente interventiva, capaz de expor a risco informações privadas relativas a mais de 600 mil pessoas, entre elas indivíduos politicamente expostos e detentores de foro por prerrogativa de função”, escreveu Aras no pedido feito a Toffoli, segundo o jornal Folha de S.Paulo.


15 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário