"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de outubro de 2019

UM MILHÃO DE MANIFESTANTES NAS RUAS DO CHILE


Imprensa local aponta que a magnitude das manifestações no Chile é inédita.

Mais de um milhão de cidadãos saíram às ruas de Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira (25), pedindo por melhorias sociais.

As marchas fazem parte dos protestos contra o governo do presidente Sebastian Piñera, que já duram mais de uma semana e deixaram pelo menos 19 mortes.

A revolta social acontece na nação que é conhecida como a mais estável e próspera da América do Sul.

Especialistas locais apontam que a magnitude das manifestações é inédita, nunca vista durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990) nem desde o restabelecimento da democracia, informa o jornal Gazeta do Povo.

O governo decretou estado de emergência, ordenou um toque de recolher em Santiago e região metropolitana e convocou as Forças Armadas para conter a violência promovida por parte dos manifestantes.


26 de outubro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário