"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 12 de maio de 2019

A VERDADE SOBRE A PREVIDÊNCIA DO CHILE

A Reforma da Previdência muito provavelmente passará. A questão é como. Se da forma desejada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ou desmembrada como o Centrão quer.

Aliás, este último, conforme você sabe, que se a Nova Previdência passar intacta as chances de uma reeleição do presidente Jair Bolsonaro serão grandes.

Após a aprovação, Guedes tentará uma reforma 2.0, que é a transição para o regime de capitalização, motivo de muitos debates. Neste modelo, cada um terá a sua conta individual e não precisará mais financiar aposentadorias enquanto trabalha.

O possível novo regime trará algo totalmente diferente ao Brasil e testado em poucos países, como no Chile.

O nosso vizinho sul-americano é alvo agora de observação de muitos jornalistas e políticos brasileiros. Os jornais, que geralmente não defendem a mudança, publicam matérias com um viés negativos. Mas será que o regime de capitalização é tão ruim assim?

O vídeo a seguir é diferente. Ele mostrará o lado bom e ruim da previdência chilena, além de mostrar as suas falhas e o que o Brasil não deve copiar de seus vizinhos.




A verdade sobre a previdência chilena

12 de maio de 2019
renova mídia


Nenhum comentário:

Postar um comentário