"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

O ATENTADO DOS 80 TIROS TEM UMA EXPLICAÇÃO, ENRAIZADA NO COMPORTAMENTO DAS ELITES

Charge O Tempo 09/04/2019
Charge do Duke (dukechargista.com.br)
Quanto aos 80 tiros em uma família da periferia, podemos tentar refletir sobre um dos motivos: as elites sofrem de pobrefobia aguda. Ao longo de décadas, programas humorísticos nas TVs estimularam o preconceito contra a pobreza, contra os que moram longe do Centro da Cidade e badalação da Zona Sul, RJ.  
Até hoje existem o bordões “rico ri à toa” e “quero que os pobres se explodam”. Mas, e se não existirem mais os pobres, como é que as elites vão viver ?
Quem vai consertar os carrões deles? Quem vai lavar as roupas deles? quem vai limpar as mansões deles? Quem vai atendê-los nos supermercados, dirigir os ônibus que eles fabricam etc., a lista é grande.
DIZIA BUDA – Essa situação é de uma total insanidade. Lembremos um dos primeiros ensinamentos do filósofo Buda; “todos estamos interligados”.
E, por fim, quem serão os eleitores pobres que irão votar nos parlamentares ricos (das Esquerdas, Direitas e Centros)? Quem serão os fiéis pobres que irão sustentar as igrejas ricas?
Tudo isso, infelizmente influenciou o comportamento das forças de segurança que culminou nos 80 tiros no carro de um músico negro da periferia. Aliás, circula nas redes sociais que foram encontrados mais de 100 fuzis em um condomínio nobre das elites e não foi dado um só tiro, que diferença…
LEMBRANDO MARX – O pensador Karl Marx embasou sua teoria na classe operária do seu tempo, claro. O que ele não poderia imaginar é que, ao longo das décadas, a classe operária fosse se aburguesando/acomodando, como bem disse o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica: “Formamos consumidores…”
Hoje, no Brasil, grande parte da classe trabalhadora frequenta as igrejas neopentecostais em busca de um lugar no céu. Essa mesma grande parte da população ajudou a eleger o atual presidente e o Congresso que está aí, idem Assembleias estaduais e Câmaras municipais. O que esperar desse quadro? Sejamos realistas, os políticos não vão legislar para os pobres que almejam um bom lugar no Paraíso.
Esse povão, essa massa percebe que os eleitos, que se dizem de Esquerda são ricos, semelhantes aos seus pares da Direita e do Centro, elites parlamentares, ganham bem, moram em boas casas e pensam muito naquilo: as suas reeleições…
DANDO ADEUS – Por isso, o velho companheiro Karl Marx pode pendurar as chuteiras, com suas teorias ficando só como referência para trabalhos acadêmicos, mas os militantes (que em muitos casos são… limitantes) não querem aceitar a atualidade.
Solução para nós, brasileiro? A meu ver, na melhor das hipóteses, a Social Democracia e o Trabalhismo do PDT, mas indo aos poucos, tipo passo de tartaruga…

12 abril de 2019
Antonio Rocha 

NOTA AO PÉ DO TEXTO

PDT de Carlos Lupi e Ciro Gomes??  Essa é a miragem no deserto de idéias e de uma democracia claudicante??
Será que não basta a desastrada eleição que deu o poder ao PT e ao famigerado Lula e sua quadrilha?
Quantas eleições mais serão necessárias para que essa 'meia república' naufrague por completo?
Esse "povão neopentecostal" que o presidiário Lula manipulou com a sua identidade de "nordestino pobre" (montado na maior máquina de marketing, que esse país já viu!) e que acenando com a bandeira da ética, culpava a tal "zelite" da miserável condição  do 'povão', condenado a pior distribuição de renda entre os países terceiro mundista, mas a qual se alinhou num beija-mão de vassalo corrupto. 
Esse desconhecido povão que almeja o paraíso celeste, será sempre a grande vítima de um modelo político corrompido, eleito para preservar os privilégios de uma casta, cuja ambição é permanecer 'ad eternum' no poder e no controle social dessa massa marginalizada, que desconhece os seus direitos e os mecanismos que os sufocam, e sonham com a bem-aventurança do céu.
A utopia marxista (que não deu certo em lugar algum), ainda insiste em ser a bandeira de um 'socialismo pobressista', (o novo caminho para a manutenção da mesma classe política, das velhas e conhecidas raposas, acrescida apenas da sagacidade da corrupção na conquista do galinheiro).
A muito custo, alguns 'heróis' ainda lutam por repaginar o Brasil, prendendo e acusando alguns gatunos, que esperneiam e se armam com os seus cúmplices para escapar da guilhotina moral, salvando o que conseguiram surrupiar.
É um grande desalento o que a nação assiste. O duelo dos grandes EGOS que nada têm a ver com a construção de uma nova sociedade de bem-estar.
Estamos naquele estágio  do velho provérbio que diz "farinha pouca, meu pirão primeiro".
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário