"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

MPF SUSPEITA QUE VALE SABIA DE LIQUEFAÇÃO NA BARRAGEM EM BRUMADINHO


Relatos colhidos pelo Ministério Público Federal (MPF) indicam que, internamente, circulou na mineradora Vale a informação de que havia uma liquefação na barragem de Brumadinho, que se rompeu na última sexta-feira (25), deixando, até agora, 99 mortos.

As informações foram publicadas nesta quinta-feira (31) na coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, e, caso confirmadas, podem literalmente “liquefazer” a companhia brasileira Vale.

A jornalista Daniela Lima diz que depoimentos colhidos pelo MPF ampliaram as suspeitas de procuradores de que a Vale e a empresa alemã que deveria auditar a estrutura da barragem de Brumadinho, cidade do estado de Minas Gerais, atuavam em conluio para omitir problemas na obra.

Segundo a repórter, “os investigadores veem indícios de que a mineradora apresentou documentos incompletos e maquiados”.

Por sua vez, a companhia alemã Tüv Süd pode não ter cumprido todo o protocolo de verificação da segurança do empreendimento.


31 de janeiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário