"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

CAMPANHA DE HADDAD SE IRRITA COM AFIRMAÇÕES DE DIRCEU E PEDE MODERAÇÃO



Resultado de imagem para DIRCEU CHARGES
Charge do Paixão (Gazeta do Povo)
As recentes declarações do ex-ministro José Dirceu tem provocado incômodo na campanha do candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. Apesar de Dirceu não ter influência nas decisões da cúpula partidária, as suas falas servem de munição para os adversários. Por isso, a expectativa de pessoas próximas a Haddad é que dirigentes petista peçam que Dirceu modere suas palavras na reta final da eleição.
Em entrevista publicada pelo El País no último dia 26, ao ser perguntado se havia risco de o PT ganhar as eleições e não levar, Dirceu respondeu: “É questão de tempo para gente tomar o poder, aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição”.
DECLARAÇÕES – No final de semana, em entrevista ao portal AZ, do Piauí, o petista afirmou que o Ministério Público se tornou “uma polícia política” e que, por causa disso, é preciso “tirar o poder de investigação” do órgão. O ministro ainda sugeriu, em outra entrevista, que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha seu nome alterado para “Corte Constitucional”.
De acordo com um aliado de Haddad, esse tipo de fala “não ajuda em nada”. O ex-ministro não exerce nenhuma função formal na campanha petista. Embora tenha participado do ato de registro da candidatura do ex-presidente Lula, em 15 de agosto, em Brasília, Dirceu não participou de atos públicos de campanha de Haddad.
ENCONTRO – No começo do ano, no entanto, quando tentava se articular dentro do PT para ser o candidato do partido a presidente, Haddad se encontrou com Dirceu, em Brasília.
No domingo, Dirceu afirmou, em coletiva de imprensa, que o uso da expressão “tomar o poder” foi “infeliz”. Segundo ele, estava se referindo à possibilidade de, mesmo após eleito, o PT levar um “golpe”.
O ex-ministro tem rodado o país para divulgar o seu livro “Zé Dirceu – Memórias volume 1”. Condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava-Jato, o ex-ministro foi solto em junho por decisão do STF.
CARVALHO AMACIA – Integrante da coordenação da campanha de Haddad, o também ex-ministro Gilberto Carvalho diz que não há problemas com as falas de Dirceu e negou o incômodo.
– Não acho que ele falou nenhuma bobagem. Em nenhum momento na campanha foi tocado nesse assunto.

03 de outubro de 2018
Sérgio Roxo
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário