"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

ÁLVARO DIAS JÁ TEM VICE: PAULO RABELO (PSC) E FECHOU TAMBÉM COM O PRP


Rabello será vice e coordenador da campanha de Dias
O ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro (PSC) será o vice do pré-candidato do Podemos à Presidência, Alvaro Dias. O acordo foi fechado, na tarde desta quarta-feira, em reunião entre o senador, o economista e dirigentes dos dois partidos. Com poucos segundos de propaganda na TV e no rádio, o objetivo do senador é formar uma coligação com partidos nanicos para conseguir pelo menos 1 minuto de espaço no horário eleitoral. Além do PSC, Dias também obteve o apoio do PRP nesta quarta.
O economista de 69 anos deixou o comando do BNDES em março para concorrer ao Planalto. Há duas semanas, o PSC realizou sua convenção nacional e aprovou o nome de Paulo Rabello. Nas últimas pesquisas eleitorais, no entanto, ele não chegou a somar 1% das intenções de voto, o que influenciou o partido a tomar a decisão de formar uma aliança com Alvaro Dias, que soma 4% nas pesquisas.
COORDENAÇÃO – Segundo Alvaro Dias, Paulo Rabello vai assumir agora a coordenação do seu programa de governo. “Ele trouxe propostas que já estavam nos nossos planos. Vai colaborar enormemente, especialmente na economia” — disse Dias.
A aliança com PSC e PRP garante a Alvaro Dias 36 segundos de propaganda na TV e no rádio. É o mesmo tempo de Ciro Gomes (PDT). O senador é o segundo presidenciável que consegue fechar a indicação para vice. Antes dele, apenas Guilherme Boulos (PSOL) havia anunciado um nome para o mesmo posto em sua chapa: Sônia Guajajara, do mesmo partido dele.
TIRANDO VOTOS – A candidatura de Alvaro Dias é um incômodo para o PSDB. Líderes tucanos apontam o senador do Paraná como um problema para Geraldo Alckmin no Sul do país. Pelas pesquisas, é na região que o pré-candidato do Podemos tem mais votos proporcionalmente. Aliados de Alckmin dizem que Dias também tem a simpatia de parte dos eleitores do ex-governador tucano em São Paulo. O senador foi sondado por dirigentes do PSDB sobre a possibilidade de se coligar a Alckmin, mas as conversas não avançaram.
Na breve entrevista que deram depois do anúncio, Dias e Rabello repetiram a expressão “refundar o Brasil”, que deve ser o mote da campanha da dupla. Os dois fizeram críticas genéricas ao atual cenário político do país e também acenaram ao eleitorado religioso, pedindo “fé em Deus e na vida”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O fechamento da aliança com PSC e PRP é importantíssimo para Alvaro Dias, que disputava esses partidos com Geraldo Alckmin e Henrique Meirelles, o homem da mala de dinheiro eleitoral. Outros partidos nanicos do “Centrinho” podem engrossar o caldo do Podemos, porque o prazo das coligações está no final. (C.N.)


02 de agosto de 2018
Amanda Almeida
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário