"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 24 de junho de 2018

UMA COISA É DEMOCRACIA, OUTRA COISA MUITO DIFERENTE É A DEMAGOGIA ELEITORAL

Resultado de imagem para eleitor burro charges
Ilustração reproduzida do Arquivo Google
A meu ver, foi uma ação demagógica dar direito de voto aos analfabetos funcionais. 
Dar título de eleitor a todos, indistintamente, sem levar em conta sua capacidade de escolher representantes, é uma irresponsabilidade tão grave quanto dar Carteira Nacional de Habilitação para deficiente visual.
Me perdoem, mas não existe justificativa para esta extensão demagógica do direito de voto a pessoas ignorantes, que não possuem capacidade mental para analisar a situação política e eleger representantes, esta é a realidade. Afinal, alguém entrega a instalação da rede elétrica de sua casa para um pipoqueiro ou prefere contratar um eletricista?
VOTO TIPO BINGO – A democracia ideal, com direito de voto para todos, é muito eficiente em nações que já erradicaram o analfabetismo, suas populações foram educadas a respeitar as leis, todos sabem para onde vão os impostos que pagam.
Voto tipo “bingo” é uma brincadeira. Me permitam dizer: só eleitores medíocres, pilantras ou corruptos podem votar nesta casta de políticos atuais, que em sua maioria não tem condições morais e conhecimentos sociais para exercer mandatos. Desse jeito, iremos sempre escolher os menos piores.
A democracia está em risco não pelos militares, mas pelos civis de merda que temos e em grande quantidade. É por esta razão que precisamos mudar toda a sistemática do voto universal, da organização partidária e do processo eleitoral.
VOTO DE QUALIDADE A democracia é muito bonita e certamente constitui a melhor forma de administrar estado e sociedade. No entanto, sem qualidade no voto, teremos sempre escolhas desqualificadas, compradas, manipuladas. Se o voto é importante, como distribuí-los entre idiotas?
E por favor, esperar que a educação (familiar), a escolarização (escola) e o bom senso (individual) ajam espontaneamente e que a sociedade se aprimore em termos sociais e morais, isto é sonhar de olhos abertos com algo que jamais iremos presenciar.
Só com qualidade se produz mais qualidade. Com coisa ruim e medíocre, o resultado será sempre mais ruindade e mediocridade.

24 de junho de 2018
Antonio Carlos Fallavena

Nenhum comentário:

Postar um comentário