"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 24 de junho de 2018

EX-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO RIO É DELATOR E PEGA APENAS SETE ANOS

Resultado de imagem para jonas lopes preso
Jonas Lopes ficará preso na sua fazenda em Minas
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, condenou o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Jonas Lopes Júnior, a sete anos de prisão. De acordo com a sentença, o ex-presidente cumprirá um ano e meio de prisão domiciliar em um imóvel rural na cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais. Em seguida, cumprirá dois anos e meio de serviços à comunidade por 15 horas semanais e outros três anos de regime aberto, com comprovação de atividades.
A sentença está em linha com o que foi acordado na delação premiada de Lopes e de seu filho, Jonas Lopes Neto. Além da pena de prisão, Lopes e o filho terão que devolver à Justiça R$ 13,3 milhões. O filho do ex-presidente do TCE-RJ também terá que prestar serviços à comunidade por três anos.
QUINTO DE OURO – A delação de Lopes foi determinante para a operação O Quinto de Ouro, que levou à prisão cinco dos sete conselheiros do TCE-RJ. Soltos por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), eles continuam afastados de suas funções.
Além disso, o ex-presidente do TCE-RJ implicou outros nomes importantes da política fluminense, como o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani. Segundo ele, uma mesada dos empresários de ônibus para os conselheiros do TCE-RJ foi acertada na casa de Picciani. Ele teria sido chamado para o encontro depois que o TCE detectou R$ 90 milhões em créditos expirados do Bilhete Único.
A decisão de Bretas foi comunicada na noite de sexta-feira, 22. Lopes foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Por falar nisso, como deve estar Jorge Picciani? A última notícia que se teve dele é que estaria moribundo, com câncer na próstata e usando fralda geriátrica, em estado semelhante ao deputado Paulo Maluf. A situação estava desesperadora, a ponto de emocionar o ministro Dias Toffoli, do Supremo, que imediatamente soltou os dois. Dois meses depois, sabe-se que Maluf milagrosamente se curou e está fazendo fisioterapia três vezes por semana, numa Clínica de Medicina no Esporte. Mas não há notícias sobre Picciani. Será que ele ainda corre risco de vida, como se dizia antigamente? (C.N.)


24 de junho de 2018
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário