"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de maio de 2018

REFORMA AGRÁRIA, TEMA DA SUCESSÃO DE 60, AINDA ESTÁ PARA SER FEITA

Resultado de imagem para reforma agrária charges
Charge do Clóvis Lima (Arquivo Google)
Em uma entrevista a Adriana Ferraz e Ana Neira, Estado de São Paulo de ontem, o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, primeiro governo de Lula de 2003 a 2006, afirmou que a estratégia dos produtores rurais é projetar seu foco sobre os candidatos que defendam a segurança no campo, a expansão do crédito e maior abertura do comércio exterior. Perfeito. São teses básicas para a produção, mas não se deve esquecer o quadro em que se incluem os trabalhadores do campo, divididos entre as lavouras e a pecuária. Ou seja, a extensão e cumprimento dos direitos trabalhistas, fatores essenciais a uma reforma agrária capitalista.
Por falar em reforma agrária, foi ela o tema central da campanha sucessória de 1960, quando se verificou o confronto entre Jânio Quadros e o general Teixeira Lott.  Debateu-se muito a questão, da mesma forma que a remessa de lucros, escalas vinculadas basicamente ao projeto de desenvolvimento econômico implantado pelo presidente Juscelino Kubitschek.
QUEDA DE JANGO – A reforma agrária, depois da renúncia de Jânio Quadros, foi um dos pontos culminantes da ruptura que ocorreu entre o governo João Goulart e a livre iniciativa empresarial.
Derrubado Jango em 64, no ano seguinte o governo Castelo Branco, com base em projeto do ministro Roberto Campos, aprovou a lei do Estatuto da Terra, que previa a reforma agrária sem levar risco ao direito da propriedade. Como o ministro Roberto Campos defendeu na época, era uma tentativa de concretizar a reforma agrária nos moldes de um capitalismo moderno incluindo os compromissos sociais decorrentes do vínculo de emprego entre os trabalhadores e os empresários rurais.
DIREITOS TRABALHISTAS – O Estatuto da Terra, inclusive, levou os direitos trabalhistas à produção rural, uma vez que ele se encontravam fora da CLT de Vargas, decretada em 1943. Tudo isso passou, porém a modernização das relações sociais no campo não se efetivou. Uma das provas está no movimento dos trabalhadores sem terra, o MST. Tal movimento, na essência, não conduz a solução alguma. Ao contrário. Agrava as tensões na lavoura e na agropecuária.
Roberto Rodrigues selecionou os candidatos que devem merecer o apoio dos ruralistas: Geraldo Alckmin, Alvaro Dias, Flávio Rocha, João Amoedo e Jair Bolsonaro. Portanto, o ex-ministro do governo Lula não propõe qualquer compromisso eleitoral envolvendo o PT ou qualquer outra força fora do universo conservador.
Tal posicionamento causa espanto, uma vez ter sido ele ministro da Agricultura do primeiro governo petista. Inclusive apesar de ter se alinhado com o PT e ocupado a pasta da Agricultura por quatro anos, não tomou iniciativa alguma para encaminhar a execução de uma reforma agrária democrática. Uma contradição que assinala também outra contradição, de caráter ideológico, esta envolvendo a legenda do PT.
BANDEIRA ELEITORAL – O fato é que para o PT, como se comprova através do passar do tempo recente, a reforma agrária é apenas uma bandeira eleitoral, sem conteúdo econômico e social.
Há casos em que se constata a prática do trabalho escravo ou semiescravo, 130 anos depois do 13 de maio de 1888.  Tanto é assim que a ministra Rosa Weber, através de liminar, suspendeu uma portaria de um mInistro da Agricultura de Temer que lançava sombras sobre o compromisso social com o trabalho regular.
Vamos para uma nova eleição presidencial, e o tema da reforma agrária continua à espera de uma solução concreta.

08 de maio de 2018
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário