"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de maio de 2018

INTERNET E CIDADANIA


Nesta sexta-feira o site Terça Livre fez um destaque de artigo que escrevi e postei aqui no blog e que foi a abertura no Boletim da Manhã, ao vivo pelo Youtube, apresentado pelo Allan dos Santos que juntamente com Ítalo Lorenzon foram os criadores desse site de notícias, opinião e análise de temas políticos a partir de uma perspectiva conservadora.

Desde a criação do terça Livre mantenho link aqui no blog ao lados de outros ao final da coluna à direita onde os leitores têm acesso à compra de livros. Faço a postagem acima do vídeo do programa que foi ao ar nesta sexta-feira como um agradecimento especial à generosidade do Allan dos Santos pelo destaque ao meu artigo.


Acompanho o trabalho de Allan e Ítalo há muito tempo quando iniciaram na internet com a produção de hangouts e entrevistas especiais que iam ao ar às terças-feiras, fato que acabou originando o atual site 'Terça Livre' que publica notícias, análises, transmissão em vídeo e opera ainda em todas as principais redes sociais, como Facebook e o Twitter, para citar as de maior capilaridade. Além disso o site oferece cursos.


E, como este meu blog, o site Terça Livre também faz análise da grande mídia em nível nacional e internacional e do noticiário em geral, algo impossível antes do advento da internet que bem usada, de forma profissional e responsável, contribui muito para ampliar o debate e o conhecimento de muitos fatos historicamente escamoteados pela dita mainstream media, ou seja, os grandes veículos de comunicação que sozinhos formaram a opinião pública por muito anos.




INTERNET & CIDADANIA
Com a internet, blogs, sites independentes e as redes sociais é que tem sido possível a veiculação em larga escala de assuntos, notícias e opiniões que não constavam das pautas da grande mídia. Os temas de viés conservador, principalmente depois da deletéria "Nova República", foram banidos pela grande mídia toda ela controlada pelos esbirros do esquerdismo. O protagonismo político por parte dos cidadãos por muitos anos foi sonegado totalmente. Portanto, o conceito de "cidadania" constava apenas nas obras de filosofia política, nos manuais de Direito e na própria legislação. A internet virou este jogo dando realmente as condições para o verdadeiro exercício da cidadania.

Não se espere nenhuma perfeição. As obras dos seres humanos são imperfeitas, a menos que fossem semideuses. Mas o que importa é que o direito à opinião, à contradição, ao debate e ao ativismo político constitui a essência da cidadania. E mais do que isso, uma obrigação de todos nós.


Com a internet e as redes sociais a desculpa formulada na frase "eu não sabia", não tem mais justificativa. A rigor, o bom e velho capitalismo diz mais uma vez a que veio. Com um pequeno e simples smartphone na mão cada cidadão tem a possibilidade direta de acesso à informação. Cabe a cada um selecionar as suas fontes.


Seja como for, e apesar de tudo, da insistência da velha grande mídia em produzir fake news, em distorcer informações, de insistir na difusão do pensamento politicamente correto bundalelê, a realidade é completamente outra depois da internet. 


Quem imaginaria até pouco tempo atrás que Lula estaria na cadeia, que os esquerdistas estariam na defensiva e minguando e que Jair Bolsonaro seria o líder das pesquisas eleitorais presidenciais?


Ah, tem ainda a Operação Lava Jato que também foi beneficiária do protagonismo dos cidadãos possibilitado pelas redes sociais, particularmente no apoio irrestrito à Força Tarefa, aos Magistrados, Procuradores, à Polícia Federal e, em especial, ao Juiz Sergio Moro.


Esta postagem é a prova de tudo que acabei de afirmar. Tudo que escrevi foi estimulado por uma ocorrência graças à internet. O Allan do Santos lá no Rio de Janeiro leu meu artigo e decidiu reproduzir em seu programa no Youtube. Um leitor do meu blog num comentário na postagem do referido artigo me informou sobre o vídeo. Ato contínuo abri o vídeo e vi o programa do site Terça Livre e decidi registrar aqui no blog o evento. 


Tudo isso inspirou-me para escrever mais esta postagem. E a assim segue a vida. Valeu Allan! Vida longa para o Terça Livre! 


08 de maio de 2018
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário