"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 29 de abril de 2018

TEMER ESBRAVEJA, MAS NÃO CONSEGUE EXPLICAR SUAS TRANSAÇÕES SUSPEITAS


Resultado de imagem para temer irritado
Temer imita Lula e diz que é “perseguido”
O presidente Michel Temer fez um pronunciamento enfezado para rebater a 
suspeita de que usou imóveis em nome da família para lavar dinheiro de propina. Nesta sexta, a “Folha de S.Paulo” informou que a Polícia Federal está investigando o caso. As transações envolvem o advogado José Yunes e o coronel João Baptista Lima, presos na Operação Skala.
Uma testemunha já afirmou que a reforma da casa de Maristela Temer, filha do presidente, foi paga em dinheiro vivo pela mulher de Lima. O Planalto confirmou que uma casa em nome de Marcela Temer, a primeira-dama, foi comprada de Yunes.
SÓ FAZ RECLAMAR -Temer evitou citar o nome dos dois amigos no pronunciamento. Também não explicou de onde saiu o dinheiro investido nos imóveis. Preferiu reclamar, como sempre, do vazamento de informações à imprensa.
O presidente chegou a dizer que faria queixa ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A carteirada não responde as perguntas básicas: como explicar os gastos em espécie e o envolvimento dos amigos com suas despesas particulares?
No mês passado, o Supremo quebrou os sigilos bancário e fiscal de Temer no inquérito dos portos. O presidente quis mostrar segurança e informou, em nota oficial, que a imprensa teria “total acesso” aos dados. Depois pensou melhor e deixou a promessa para lá.
OUTRO TIRO NO PÉ – Do ponto de vista estratégico, o pronunciamento desta sexta parece ter sido outro tiro no pé. Ao fazer o discurso invocado, o presidente só deu mais visibilidade às suspeitas que envolvem os imóveis da família.
Temer ainda cometeu um ato falho no discurso. “Eu não posso sair daqui da Presidência, não sei quando, para carregar essa pecha irresponsável”, esbravejou. Se não sabe quando, é porque deve desconfiar que o escândalo tem potencial para encurtar o seu mandato.
NOTA DO PLANALTO – A Secretaria de Comunicação Social da Presidência enviou nota em resposta ao texto. Afirma que Temer “comprovará a licitude de todas aquisições e movimentações financeiras, assim que conseguir fazê-lo dentro do inquérito”. Acrescenta que ele espera não ser colocado num “pelotão de fuzilamento”.
A coluna prefere que o presidente seja investigado e julgado de acordo com as normas previstas na Constituição e no Código Penal.

29 de abril de 2018
Bernardo Mello Franco
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário