"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 29 de abril de 2018

EX-PRESIDENTE DIZ QUE STF ESTÁ SE TORNANDO 'CORTE PENAL DE SEGUNDA CLASSE'

Resultado de imagem para carlos velloso ministro
Velloso não consegue entender a Segunda Turma
Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro aposentado Carlos Velloso fez críticas severas à cúpula do Judiciário em almoço do Instituto dos Advogados de São Paulo. 
“Desgraçadamente, o STF vem se transformando em uma corte penal, e corte penal de segunda classe”, disse, atribuindo o fenômeno “à excrescência do foro privilegiado”.
Ao comentar a polêmica decisão da Segunda Turma por 3 a 2, que determinou a remessa dos trechos da delação da Odebrecht referentes a Lula para a Justiça Federal de São Paulo, Velloso ironizou: “Não entendi, só vou entender quando ler o acórdão. Entendem apenas quem o redigiu e Deus, ou talvez só Deus…”.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 

 A decisão foi tomada por proposta de Dias Toffoli, com apoio de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, tendo votos contrários de Edson Fachin e Celso de Mello. 
Só pode ser entendida como uma desesperada tentativa de criar uma brecha jurídica que invalide os processos contra o ex-presidente Lula e tumultue o prosseguimento da Lava Jato, de forma a também proteger o presidente Temer e o resto da imensa bancada dos corruptos, que é suprapartidária e domina a política brasileira. 
Ainda na Folha de S. Paulo, a colunista Mônica Bergamo revela que a presidente Cármen Lúcia enviou aos ministros do STF uma lista de ataques à corte, com destaque para os xingamentos do promotor paulista Ricardo Montemor e as críticas do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. Em Brasília, o clima está muito quente neste fim de semana de outono. (C.N.)

29 de abril de 2018
Daniela Lima
Folha/Painel

Nenhum comentário:

Postar um comentário