"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

MAIS DE 95% DA POPULAÇÃO NÃO SE SENTEM REPRESENTADOS POR POLÍTICOS, DIZ PESQUISA


(chargistaamancio.blogspot.com.br)
Uma pesquisa do Instituto Locomotiva/Ideia Big Data, divulgada nesta sexta-feira, dia 2, aponta que 96% dos brasileiros não se sentem representados pelos políticos em exercício no país. O levantamento ainda aponta que 95% dos entrevistados afirmam que os atuais políticos não são transparentes, e 89% acreditam que os políticos não se preparam para desempenhar bem seu mandato.
PRÓPRIO INTERESSE – De acordo com a pesquisa, em geral, a percepção dos brasileiros é que políticos pensam mais nos seus interesses do que nas necessidades da população: 94% afirmam que os políticos estão mais preocupados em se manter no poder do que governar, e 89% acreditam que os políticos não pensam na população para tomar decisões.
Ao mesmo tempo, 93% dos entrevistados afirmam que é preciso formar novas lideranças políticas para mudar o país, e 88% acham que deveria haver mais espaço para cidadãos comuns se candidatarem. Apesar disso, 80% das pessoas afirmam que nunca pensaram em se candidatar em uma eleição.
O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, avalia que qualquer cidadão que esteja “minimamente informado” com os acontecimentos políticos nacionais consegue entender o motivo do alto nível de descontentamento da população. “Foi criada uma cultura de que os políticos são todos iguais e, quando se cria essa cultura, aumenta a demanda pela renovação da política. […] Quando a gente tem uma constatação clara de que a demanda é por uma mudança grande na política, a questão que fica é se terá uma oferta para responder a essa demanda”, disse.
RENOVAÇÃO POLÍTICA – Segundo a pesquisa, 90% da população brasileira diz que apoiaria um movimento para renovar e melhorar a política no Brasil. Na avaliação de 93% dos entrevistados, é preciso formar novas lideranças políticas para mudar o País.
A percepção de 88% dos consultados é de que deveria haver mais espaço para cidadãos comuns se candidatarem. Outros 74% acreditam que a própria população é quem mais tem condições de promover a renovação na política brasileira. Apesar da avaliação sobre a necessidade de renovação, 80% da população afirma que nunca pensou em se candidatar para exercer um cargo público.
“OUTSIDERS” – Na avaliação de Meirelles, o ambiente político atual é propício àqueles candidatos intitulados ‘outsiders’. Ele, no entanto, avalia que há a possibilidade de existirem nomes novos que estejam “preparados para esse processo de mudança”.
Quando você consegue mostrar que é possível obter um financiamento que permite com que ele se prepare para a eleição e que podem ter uma exposição maior na imprensa, eles começam a achar que é possível essa mudança no cenário”, afirmou.
A pesquisa foi feita com 1.500 pessoas, com 18 anos ou mais, de 24 a 28 de janeiro de 2018. Ela foi desenvolvida para o projeto RenovaBR, criado para capacitar cidadãos para ingressar na política.

03 de fevereiro de 2018
Deu no G1

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Vá entender... Diz a pesquisa, que sem Lula, cresce o quantitativo de votos nulos e brancos, o que significa, o descontentamento do eleitor com a impossibilidade da candidatura Lula.  Ou seja, seriam eleitores de Lula?
Aí, vem a pesquisa e diz que 95% da população não se sentem representados pelos políticos, e menos ainda pelos partidos...
Que diabo está acontecendo?? Que eleitores são esses que não se sentem "representados" e protestam contra o impedimento do "capo", notoriamente culpado e ficha suja?
Se houver respostas para tal indagação, que não desqualifique o eleitor, seria interessante saber.
Os cientistas políticos, que respondam por essa incoerência!
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário