"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

AUMENTA A PRESSÃO NA BANCADA DO PTB CONTRA A INDICAÇÃO DE CRISTIANE BRASIL



Cristiane é investigada por associação ao tráfico
A situação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) vai ser o principal assunto da reunião da bancada do PTB, nesta terça-feira, dia 6, após a volta do recesso parlamentar. O clima de descontentamento no partido aumentou após o Estado revelar neste sábado, dia 3, que ela é alvo de um inquérito que apura suspeitas de tráfico de drogas e associação para o tráfico durante a campanha eleitoral de 2010.
A investigação foi enviada anteontem à Procuradoria-Geral da República porque a deputada possui foro privilegiado. A tendência é que haja uma pressão para que o partido indique outro nome para o Ministério do Trabalho.  O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que o Planalto “reafirma sua disposição de lutar para que seja reconhecida pela Justiça a prerrogativa constitucional do presidente” de nomear seus ministros”. Apesar de ter sido nomeada por Temer , decisões judiciais barraram a posse de Cristiane no Trabalho.
“PERSEGUIÇÃO” – A deputada é filha do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que neste sábado, dia 3, no Twitter, disse que há uma tentativa de “destruir a vida política promissora” de Cristiane. O inquérito também apura suposto envolvimento no caso do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB), ex-cunhado da parlamentar, e três assessores dela na época. Eles são suspeitos de dar dinheiro a traficantes de Cavalcanti, bairro da zona norte da cidade e uma das bases eleitorais da deputada federal.
Jefferson questionou o fato de o inquérito não envolver o nome do deputado federal Sérgio Zveiter (PODE-RJ). “Cristiane apoiou em 2010 o deputado estadual Marcus Vinicius, que concorreu em dobradinha com Sérgio Zveiter, que não consta do inquérito. Por que o nome de Zveiter não consta do inquérito? Por que votou contra o presidente Temer na Câmara (ele foi o relator da denúncia) e contra o impeachment de Dilma?”, afirmou Jefferson.
ZVEITER NÃO LEMBRA – Procurado, Zveiter confirmou que fez dobradinha com Marcus Vinicius em 2010, mas que não lembrava de ter feito campanha no bairro de Cavalcanti. Ele não quis comentar as declarações do presidente do PTB. O inquérito da Polícia Civil foi aberto ainda em 2010, mas somente após o Estado pedir acesso aos autos, na semana passada, ele foi remetido para o Ministério Público Estadual, que o encaminhou para o MP Federal.
Jefferson classificou a reportagem do Estado de “leviana”. A reportagem publicada ontem tem como base o inquérito policial encaminhado à Procuradoria-Geral da República.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG  – A denúncia de “associação ao tráfico” é exagerada e inconsistente. Fica parecendo que a deputada virou traficante. Realmente, o Ministério Público forçou a barra e usou de oportunismo ao mandar a denúncia ao Supremo, exatamente agora. Todos sabem que nos bairros populares das grandes cidades ninguém consegue fazer campanha sem autorização do dono do gueto, que de vez em quando manda avisar que vai rolar a festa. (C.N.)

05 de fevereiro de 2018
Isadora Peron, 
Renan Truffi e Anne Warth
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário