"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

AO CONTRÁRIO DO QUE PARECE, LIMINAR DE CÁRMEN LÚCIA É PARCIAL, TÍMIDA E ATÉ PÍFIA

Resultado de imagem para Carmen lucia charges
Charge do Jarbas (Arquivo Google)
A medida limiar acolhida pela presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, foi parcial e tímida, para não dizer pífia. Os crimes de corrupção, por exemplo, não foram excluídos do generoso indulto. Nem o limite da pena que, pelo decreto presidencial, é ilimitado. Um condenado a 100 anos de prisão continua a ser beneficiado pelo indulto, tão criminoso quanto os crimes indultados e as penas comutadas.
E mais: corrupção, com desvio de dinheiro do povo brasileiro, é crime praticado com violência, sim. De terno e gravata, nos gabinetes e palácios, o dinheiro do povo é violentamente roubado. É uma violência silenciosa, sem confronto, sem combate, sem um tiro de arma de fogo. A arma é a caneta.
ALTAMENTE PROTEGIDOS – E os meliantes oficiais nem se sujeitam a morrer em combate, como acontece com os criminosos do asfalto, comunidades e periferias, ao enfrentarem a polícia. Estes, sim, é que correm perigo de vida. Aqueles, que praticam a corrupção silenciosa, não. Liminar tímida e pífia.
A ministra Cármen Lúcia parece que desconhece o poder que tem e tomou uma decisão que verdadeiramente não atende aos anseios do roubado povo brasileiro.

29 de dezembro de 2017
Jorge Béja

Nenhum comentário:

Postar um comentário