"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 23 de abril de 2017

OS 7 MARIORES ABSURDOS DE REINALDO AZEVEDO CONTRA A LAVA JATO - APÓS A PRISÃO DE MARCELO ODEBRECHT


As opiniões de Reinaldo Azevedo são a maior fonte de ataques vulgares e vergonhosos contra a Lava Jato desde a prisão de Marcelo Odebrecht. Temos acompanhado, não sem lamentar, a exacerbação das piores previsões que podíamos ter sobre as origens das opiniões do colunista em relação ao PT. Lamentações à parte, é importante destacarmos os maiores erros, mentiras e absurdos usados pela “direita chupa” contra a investigação que está dizimando a classe política do Brasil por um motivo muito justo: ela é totalmente corrupta.

Vejam então alguns momentos de ataques desesperados contra a Operação e tudo que a envolve:


1 – Reinaldo insiste em dizer que não há cartel

Desde a prisão de Marcelo Odebrecht, Reinaldo insiste que não haveria cartel das empresas de construção. Segundo ele, não poderia ser cartel a associação de empresas para vender produtos a um único consumidor, o Estado. Além disso, diz ele que a tese era uma ação maligna do MP para forçar os pobres coitados dos bandidos a confessarem (leiam aqui). Acontece que o que caracteriza um cartel não é o destino da mercadoria, mas a união dos fornecedores. Além disso, como está claro agora, o mesmo esquema se reproduzia em diversos ministérios, governos estaduais, estatais e governos municipais.

A tese do cartel é tão consistente que ela foi até mesmo mencionada no acordo da Justiça dos EUA com a Odebrecht no caso que investiga os desvios da Braskem. Já falamos disso no post “Odebrecht, a empreiteira de Lula e do Foro de São Paulo. De fato, o cartel das empreiteiras é citado duas vezes no acordo de leniência:




2 – Para Reinaldo, estar na lista da Odebrecht é questão de relevância

Num dos momentos mais inacreditáveis, Reinaldo de certa forma assumiu que no Brasil toda a elite é corrupta. Vejam abaixo:

Bem, estão na lista todos os nomes relevantes da vida pública brasileira. Os ausentes não evidenciam necessariamente a sua moralidade, mas a sua irrelevância.

3 – Reinaldo mente que Moro não teria gostado de “Powerpoint” de Dallagnol e sugeriu que ele recusaria a acusação

A primeira acusação feita pela Força Tarefa da Lava Jato contra Lula foi um momento de muita pressão e fofocas nos meios políticos. Entre a denúncia apresentada e a aceitação por Sérgio Moro, passou-se um final de semana em que se tentou de tudo. Reinaldo espalhou uma tese mentirosa de que Sérgio Moro teria ficado descontente com a apresentação e que ele iria negar o pedido do MPF para tornar Lula réu. Mostramos em um post que quando Reinaldo inventou isto, Sérgio Moro nem mesmo estava nos EUA. Como o colunista teria sabido da opinião do juiz que, já àquela época, ele atacava frequentemente?

Como todos sabem, Sérgio Moro aceitou a denúncia na íntegra.

4 – Reinaldo e o malabarismo para dizer que o STF é mais rigoroso que Sérgio Moro

Num dos muitos momentos em que o colunista fez tabelinha com Gilmar Mendes, foi criada esta tese de que o STF era mais rigoroso que Sérgio Moro. Para justificar tal opinião, Reinaldo tentou comparar punições no STF com punições na primeira instância após acordos de delação. Só que ele cometeu um erro vergonhoso, tratamos disso num post:

Não foi Sérgio Moro quem homologou a delação de Sérgio Machado, mas Teori Zavascki. Reinaldo Azevedo está tão inconformado com a delação de Sérgio Machado, que complica também a tucanos e ao governo Temer, que não se lembrou desta informação básica que qualquer pessoa que vive de pitacos políticos profissionalmente deveria saber.

5 – Reinaldo acusa Dallagnol de antecipar ação que não foi da Lava Jato

Dallagnol foi a uma audiência na Câmara defender as 10 medidas. De seu discurso, Reinaldo concluiu que ele estava antecipando uma ação do dia seguinte. O problema é que a ação do dia seguinte não foi uma “fase” da Lava Jato, mas uma Operação distinta, com outra equipe de promotores e outro juiz responsável, com sede em São Paulo, não em Curitiba: a Custo Brasil. O post de Reinaldo ainda tem no título umas aspas que poderiam sugerir uma fala de Dallagnol.

6 – Reinaldo diz que Marcelo Odebrecht não seria burro de passar bilhete que o incriminava

Após a prisão preventiva, Marcelo Odebrecht passou algumas orientações em um bilhete para que seus advogados destruíssem provas e tomassem algumas precauções. Um baita tiro no pé, visto que tal ação justificava ainda mais a manutenção de sua prisão – tão criticada por Reinaldo. Reinaldo então publicou o seguinte:

Será que o empresário entregaria justamente nas mãos de um policial uma recomendação para a destruição de provas? Parece evidente que o “destruir”, ali, tem o sentido de “refutar”. Tanto é assim que, em seguida, ele dá o caminho da refutação;

(…)as pessoas pensem o que lhes parecer melhor do investigado Marcelo Odebrecht; no meio empresarial há quem o ame e quem o odeie. Uma coisa, no entanto, sobre ele ninguém disse: que seja burro.

Passado mais de um ano, Odebrecht admitiu em sua delação que o bilhete tinha orientações para obstruir as investigações.

7 – Reinaldo diz que Sérgio Moro é candidato pois… sua mulher tem uma página no Facebook

Esta é até engraçada. Reinaldo Azevedo, que tanto louva a classe política (tucana) e a justifica, quis acusar Sérgio Moro de ter pretensões políticas. A prova seria o fato da esposa do juiz ter uma página no Facebook dedicada a apoiar suas ações na Lava Jato. Inacreditável? Pois então, esta tese ridícula não foi apenas um post em seu blog, mas tema de sua coluna na Folha de São Paulo.


clique para ampliar

23 de abril de 2017
reaçablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário