"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

SÉRGIO AMARAL E FRED ARRUDA, DOIS DIPLOMATAS COTADOS PARA COMANDAR O ITAMARATY


Resultado de imagem para sergio amaral
Além de diplomata, Amaral é tucano
Embora o nome do novo ministro de Relações Exteriores só deva ser divulgado após os feriados de Carnaval, em Brasília já começaram as apostas de quem será o novo ministro das Relações Exteriores. O embaixador Fred Arruda, assessor internacional do presidente Michel Temer, é um dos citados para o cargo. Ele ocupa a função anteriormente exercida por Marco Aurélio Garcia. Pessoas próximas ao presidente da República dizem que Temer gosta muito do trabalho desenvolvido pelo embaixador, mas um nome de alta envergadura e enorme experiência, o atual embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, é o mais lembrado.
Sergio Amaral é muito competente e preparado, além de ostentar um belo currículo. É graduado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tendo ingressado no Ministério das Relações Exteriores em 1971. É também, professor universitário.
Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior durante o segundo governo Fernando Henrique Cardoso, depois de ter sido porta-voz da Presidência da República, de 1995 à 1999.
Na carreira diplomática, atuou em vários países, tendo servido em Washington nos anos de 1984 e 1992. Seu nome agrada a integrantes do Itamaraty, por ser um diplomata de carreira, e aos membros do PSDB, partido de um governo do qual ele já fez parte.

25 de fevereiro de 2017
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário