"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

GOVERNO TEM PRESSA, PORQUE OS PRINCIPAIS NOMES DA BASE SÃO ALVOS DA LAVA JATO


Resultado de imagem para lava jato charges charges
Charge da Myrria, reproduzida da Charge Online
A pressa do governo Michel Temer em garantir as reformas econômicas — especialmente a previdenciária, que o chefe da Casa Civil, ministro Eliseu Padilha, quer ver aprovada no Congresso até 30 de junho — apoia-se em diversos fatores. O primeiro deles é a vontade de dar uma sinalização ao mercado de que o país está mudando, o que pode representar uma guinada na expectativa da população e na disposição dos investidores internacionais. A outra é a certeza de que, se a Operação Lava-Jato for mais rápida que deputados e senadores, boa parte dos articuladores políticos do Planalto, tanto no Executivo quanto no Legislativo, serão ceifados e atirados pela estrada.
A combinação dos dois fatores, então, torna-se o mundo dos sonhos para a gestão Temer. A esperança é que, a exemplo do que aconteceu em 2006, quando a economia pujante livrou Luiz Inácio Lula da Silva de perder o mandato pelo mensalão, a recuperação da autoestima nacional poderá fazer com que a disposição do brasileiro para protestar se arrefeça.
“Não estamos dizendo que a população estará mais conivente com a corrupção. Mas, em alguns casos, as decisões do dia a dia passarão a pesar mais alto no imaginário das pessoas”, declarou o cientista político Rui Tavares Maluf, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
O governo está repleto de atores diretamente ligados à linha de frente das reformas enrolados na Lava-Jato. Por enquanto, nenhum deles é réu, mas todos têm citações em delações premiadas e podem ver as carreiras políticas comprometidas com o levantamento do sigilo dos depoimentos prestados pela cúpula da Odebrecht. No Planalto, encontram-se o chefe da Casa Civil, ministro Eliseu Padilha, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Wellington Moreira Franco, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o próprio presidente Michel Temer.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– A oportuna matéria de Paulo de Tarso Lyra cita também os caciques do PMDB e dos partidos da base aliada que estão envolvidos na Lava Jato. Na verdade, é difícil encontrar no Congresso Nacional quem não esteja. A pressa nas reformas não é para salvar o governo, e sim para salvar seus integrantes. Apenas isso. (C.N.)

07 de fevereiro de 2017
Paulo de Tarso Lyra
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário