"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

MAIOR PROBLEMA DE LULA É QUE MARISA LETÍCIA NÃO ENTENDE O QUE ESTÁ ACONTECENDO




Imagem relacionada
Lula conseguiu  destruir a vida dele e de sua família
Já revelamos aqui na “Tribuna da Internet” os graves problemas do ex-presidente Lula da Silva com a mulher Marisa Letícia, que começaram  em novembro de 2012, quando a Polícia Federal lançou a Operação Porto Seguro e trouxe a público o romance de Lula com Rosemary Noronha, que ele nomeara chefe do Gabinete da Presidência da República em São Paulo. 
Como se sabe, Marisa Letícia, a Galega, jamais o perdoou. A situação ficara clara demais, a segunda-dama Rosemary substituía a primeira-dama na grande maioria das viagens internacionais, era um caso amoroso mais do que conhecido no Planalto/Alvorada, até os funcionários subalternos sabiam, a humilhação de Marisa Letícia foi devastadora.
O romance com Rosemary era antigo, vinha da década de 90, mas Lula não podia abandonar a esposa. Sem alternativa, tentou melhorar as coisas fazendo todas as vontades de Marisa Letícia, e foi daí que derivaram os graves problemas da ocultação de patrimônio (lavagem de dinheiro) no tríplex, no sítio em Atibaia e na duplicação da cobertura em São Bernardo do Campo.
CASO ROSEMARY – Em 2012, com a ajuda de José Dirceu, que naquela época ainda era grande amigo de Lula e só viria a ser preso um ano depois, foi montado o esquema da defesa de Rosemary. De pronto, Lula se encarregou de cobrir todas as despesas e comparecia pessoalmente a reuniões com os advogados dos quatro escritórios contratados, sempre em companhia de Dirceu, que também era amigo pessoal e conselheiro de Rosemary.
Quando a Lava Jato passou a ameaçar, Dirceu ligou para o Instituto Lula e disse ao diretor Paulo Okamotto que precisava falar com Lula, para armar um esquema sólido de defesa. No dia seguinte, Okamotto deu retorno, dizendo que Lula não estava interessado nisso, e a amizade acabou aí. Alguns meses depois, Dirceu foi novamente preso e Lula jamais lhe mandou um cartão postal ou um panetone.
Mesmo sem o apoio de Dirceu, o processo de Rosemary permaneceu sob controle. Ela está desempregada, mas mantém o alto padrão de vida e continua morando na cobertura em São Paulo, que foi reformada pela OAS. Aliás, há informações de que, para agradar Lula, quem vinha sustentando Rosemary e família (marido e filha) era a empreiteira de Léo Pinheiros, e isso logo saberemos, no próximo depoimento dele.  Depois de homologado o acordo da Odebrecht, a bola da vez na Lava Jato é a OAS.
CASO MARISA – Se a situação de Rosemary está sob controle, eternamente aguardando julgamento na Justiça Federal de primeira instância em São Paulo,  os problemas de Lula com Marisa Letícia desandaram de vez.
O patriarca já é réu em cinco processos criminais e há outros inquéritos em andamento no Supremo e na Justiça Federal. A mulher Marisa Letícia virou ré em dois deles – lavagem de dinheiro envolvendo o tríplex do Guarujá e armazenamento de bens de Lula pela OAS; e a lavagem de dinheiro na duplicação da cobertura de São Bernardo e na compra de imóvel para nova sede do Instituto Lula pela Odebrecht.
Além disso, está no forno, já prestes a ser aceita, a denúncia sobre o sítio de Atibaia, com obras feitas e bancadas pela Odebrecht, conforme consta dos novos depoimentos. E a mulher de Lula estará diretamente incriminada.
MARISA NÃO ENTENDE – Há outros inquéritos que também envolvem ilícitos com participação direta de Marisa Letícia na ocultação de patrimônio. Mas ela não consegue entender o que vem acontecendo. Está desesperada porque o filho caçula Luís Cláudio é réu na Operação Zelotes e seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos se tornou réu junto com Lula na Operação Janus. O pior é que a Polícia Federal agora aperta o cerco ao filho Fábio Luís e seus sócios Fernando Bittar e Jonas Suassuna, que estão envolvidos no caso do sítio de Atibaia e em muitas outras falcatruas.
Marisa Letícia desatinou. Perplexa, constata a ruína da família. E os amigos também estão desmoronando, pois José Carlos Bumlai continua preso em Curitiba e até o advogado-compadre Roberto Teixeira também virou réu por atuar diretamente na ocultação de patrimônio de Lula. Com os outros inquéritos em curso, a marolinha virou um tsunami.
OUTRA REALIDADE – Marisa Letícia não é mais dona do sítio em Atibaia, onde fez uma reforma cinematográfica, colocou pedalinhos para os netos, fez uma horta ecológica e até comprou um barco para Lula pescar no lago. Ninguém nunca mais voltou lá. O tríplex com elevador privativo também foi devolvido.
Na verdade, Lula e Marisa Letícia nem podem mais nem sair de casa para fazer compras no supermercado da esquina. Estão praticamente isolados na cobertura dupla de São Bernardo, mas o segundo apartamento já foi sequestrado pelo juiz Moro, terão de devolvê-lo a qualquer momento.
E o pior ainda está por vir, como diz o ministro Teori Zavascki, que conhece bem a Lava Jato. É por isso que na família Lula da Silva ninguém tem condições de imaginar um feliz Ano Novo. Seria melhor fazer como ensina o brilhante escritor Marcelo Rubens Paiva e desejar um feliz Ano Velho.

03 de janeiro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário