"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de janeiro de 2017

ACIDENTE OU CONSPIRAÇÃO? AS PRINCIPAIS TESES SOBRE A TRAGÉDIA QUE LEVOU TEORI ZAVASCKI



É fundamental que tudo seja investigado exaustivamente.

Quem participa de algum grupo de qualquer comunicador (Whatsapp, Telegram etc.) já deve ter recebido um sem-número de teorias conspiratórias envolvendo o acidente aéreo que matou Teori Zavascki. 
Algumas são abertamente furadas, outras se apoiam em fatos e no histórico pouco louvável de nosso país.

Decidimos trazer as principais, entre aquelas que mais circulam, tanto as favoráveis quanto às contrárias à ideia de uma conspiração.

Comecemos pelas que apostam nisso:

CONTEXTO

Ele era o ministro do STF encarregado de julgar as ações decorrentes da Operação Lava Jato. Sua jurisdição atingia os políticos com foro privilegiado, ou seja, deputados, senadores, ministros, Presidente da República e o vice. A delação dos executivos da Odebrecht está na fase de homologação, que caberia a ele, quanto às autoridades mencionadas.

HISTÓRICO


O Brasil é rico em histórias mal explicadas e algumas até bem explicadas demais. Atentados não são uma raridade por aqui. De PC Farias a Celso Daniel, passando por militantes de todos os lados e políticos de variados partidos, a coisa é quase corriqueira. 
Isso serve para endossar todo tipo de tese e não há muito o quer dizer a esse respeito (também infelizmente).

FAMÍLIA

O próprio filho de Teori Zavascki falou do risco de algo assim acontecer. E disse isso no ano passado. É um alerta que não pode e nem poderia ser ignorado.

* * *

Agora, as que contrariam a ideia de uma conspiração:

CONTEXTO

Teori Zavascki, ao menos até agora, não fazia uma condução radicalmente severa da Lava Jato. Sua postura, bem ao contrário, sempre foi cautelosa e sóbria. E a delação da Odebrecht será homologada independentemente de quem for o titular desse processo. É um fato inevitável.

PENAS MAIS ALTAS

Não duvidamos da falta de escrúpulos dos políticos, mas é preciso situar a coisa no plano estratégico: um ação desse tipo traria riscos absurdos, fatalmente seria descoberta e no fim não evitaria nenhuma consequência ruim na Lava Jato. Para piorar, atrairia penas BEM maiores do que aquelas aplicadas para casos de corrupção.

O QUE MUDARIA?


Nada. Cabe a Michel Temer nomear um novo ministro ao STF e ele será responsável pelo processo da Lava Jato. Em princípio, isso pode atiçar os que defendem teses de conspiração, mas é quase o exato oposto. Esse novo ministro, seja quem for, chegará sendo mais cobrado do que nunca e simplesmente não poderá conter o que já está feito. Mais ainda: as decisões são depois levadas ao plenário, com outros 10, o que no fim das contas também praticamente anularia a eventual sabotagem.

* * *

Portanto, pelos fatos até agora sabidos, e apenas por eles, não dá para atestar que houve qualquer tipo de conspiração. Isso não quer dizer que duvidemos da capacidade ou da vontade de uns e outros, mas simplesmente não há evidência factível nesse sentido. De todo modo, e por óbvio, é fundamental que tudo seja investigado exaustivamente.

Mas e você, leitor, o que acha?


21 de janeiro de 2017
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário