"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

JORNALISTAS DO UOL FORAM AGREDIDOS EM BRASÍLIA POR MILITANTES PETISTAS

O rosto do agressor está oculto, por se tratar de menor de idade


O portal de notícias UOL, empresa do Grupo Folha, divulgou uma nota de repúdio na qual afirma que dois jornalistas foram agredidos ao acompanhar uma manifestação em Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

“Os repórteres do UOL Leandro Prazeres e Kleyton Amorim foram vítimas de violência verbal e física enquanto cobriam as manifestações de 7 de Setembro em Brasília nesta quarta-feira. Foram atacados covardemente durante o exercício de suas atividades profissionais”, diz a empresa.

“Qualquer violência contra jornalistas é uma agressão contra a Constituição e contra a liberdade de expressão. O episódio desta quarta-feira é lamentável, mas não fará o UOL esmorecer na sua luta pelo livre direito de informar.”

DURANTE ENTREVISTA – De acordo com matéria publicada no portal, o repórter Leandro Prazeres e o cinegrafista Kleyton Amorim gravavam entrevista com uma manifestante que defendia a intervenção militar no Brasil quando foram atacados por membros de um outro grupo, que protestava contra o governo de Michel Temer no mesmo local.

Um dos militantes tentou impedir a entrevista. Prazeres foi empurrado e teve uma garrafa de água arremessada contra o rosto. Amorim foi agredido com chutes por outro manifestante, que tentou tomar a câmera do profissional, mas não conseguiu.

Ainda de acordo com o UOL, um dos agressores, identificado como Francisco Assis Batista, 49, produtor rural, foi levado para a delegacia. Quem atacou o cinegrafista foi o sobrinho dele, menor de idade.

Em depoimento à polícia, o agricultor negou as agressões.



09 de setembro de 2016
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário