"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MORO MANDA SOLTAR MONICA E JOÃO SANTANA, COM ALTOS VALORES FIXADOS PARA FIANÇA

Charge do Mariano, reprodução da Charge Online


O juiz Sergio Moro determinou na manhã desta segunda-feira (1º) a soltura da empresária Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, mediante uma fiança de R$ 28 milhões. Moro também estabeleceu que, para o publicitário sair da cadeia, terá que pagar cerca de R$ 2,7 milhões. Os advogados dela confirmam a decisão. O casal foi preso em fevereiro.

O valor da fiança que Mônica terá que pagar já havia sido bloqueado pela Justiça. Ela não poderá sair do país nem se encontrar com outros investigados.

O publicitário também pode ser solto nos próximos dias, caso os advogados apresentem petição neste sentido. O valor da fiança a ser paga por ele é correspondente aos “valores bloqueados em suas contas correntes”, segundo a decisão de Moro.

Segundo Fabio Tofic Simantob, advogado de Mônica e de Santana, a defesa comemora. “Depois do interrogatório deles e do operador Zwi Skornicki, isentando-os de corrupção, não faria mais sentido mantê-los presos”, afirma.

DELAÇÃO PREMIADA

O juiz considerou que a prisão não era mais “absolutamente necessária”, já que a fase de instrução do processo está no fim e o casal está disposto a “esclarecer os fatos”. Eles estão negociando acordo de delação premiada com a Justiça.

Moro também considerou que a situação do casal difere da de operadores profissionais de lavagem de dinheiro, empreiteiros corruptores, agentes de estatais e políticos beneficiários de caixa dois.

Ressaltou, no entanto, que isso não minimiza a gravidade da conduta de ambos que está sendo investigada. (matéria enviada pelo comentarista Virgilio Tamberlini)


01 de agosto de 2016
Mônica Bergamo
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário