"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O DENTE VOADOR...

Dente de Renan Calheiros cai durante coletiva - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=u5entJ_3N0k
2 dias atrás - Vídeo enviado por Correio Braziliense
Dente de Renan Calheiros cai durante coletiva ... Objeto branco cai da boca de Renan Calheiros ...

Para não morrer de tédio, a maioria da plateia foi dormir. Os que resistiram ao sono sonharam com a aparição de outro dente voador na boca de Renan
O Brasil decente merecia receber acordado a grande notícia: com a demissão de Dilma Rousseff, acabou o pesadelo que durou mais de 13 anos

Meia hora antes do início da votação do impeachment, Renan Calheiros concedia uma entrevista coletiva quando um dente fugiu, tangenciou a língua, colidiu com a arcada superior e voou para fora da boca. O vídeo de 13 segundos registra o momento mais dramática vivido pelo presidente do Senado numa quarta-feira especialmente tensa. E prova que Renan saíra da cama preparado para enfrentar durante a sessão histórica, sem perder a tranquilidade, qualquer tipo de incômodo. Até a fuga de um dente.

Quem consegue seguir falando enquanto um dente flutua encara qualquer tipo de martírio sem passar recibo. A gritaria de Vanessa Grazziotin, por exemplo. Ou uma questão de ordem recitada por Gleisi Hoffmann. Ou outro monumento à sabujice erguido com palavras por Lindbergh Farias. Por que haveria de incomodar-se com o desfile de oradores que ficam incontrolavelmente excitados com a chance de aparecer ao vivo em cadeia nacional de TV?

Não é surpreendente, portanto, que Renan tenha comandado com um sorriso irremovível e o entusiasmo de vereador no primeiro mandato a maratona que começou na manhã da quarta e durou 20 horas. No início da madrugada, mais de 30 atores esperavam o momento de discursar para uma plateia de jogo de várzea. Também por saberem qual seria o desfecho da disputa, mas sobretudo porque gente normal não suporta o insuportável, a imensa maioria dos espectadores foi dormir.

Entre os que resistiram ao tédio e ao sono, não foram poucos os que torceram para que aparecesse entre os lábios de Renan um canino de bom tamanho. 

Isso obrigaria o senador alagoano a decretar um intervalo suficientemente longo para ser socorrido por um craque da odontologia especializado em dentes voadores. 
Só assim o país que presta estaria acordado quando Renan anunciou o resultado da votação, e pronto para festejar a melhor notícia vinda da Praça dos Três Poderes nos últimos 13 anos.

O Congresso ouviu nitidamente a voz das ruas. Dilma Rousseff foi demitida pelo povo. 

A resistência democrática venceu. 
A era lulopetista acabou.


13 de maio de 2016
Augusto Nunes, Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário