"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de março de 2016

MILITARES ACOMPANHAM CONFRONTOS ENTRE GRUPOS PRÓ E CONTRA LULA



Em São Paulo, manifestações se radicalizam
Os primeiros sinais de confronto entre militâncias pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente em São Paulo, deixaram a cúpula militar “muito preocupada”. Integrantes do Alto Comando das Forças Armadas consultados pelo Estadão defenderam que “as pessoas que têm responsabilidade de mobilização têm de exercê-la, no sentido de manter o País nos rumos do limite da normalidade social”.
As afirmações são feitas pela preocupação com a incitação que poderá ocorrer pelas mídias sociais, por líderes petistas ou não petistas, incentivando confrontos ou violência por causa da nova fase da Operação da Polícia Federal, que fez buscas na casa de Lula, seus filhos e no Instituto Lula, e levou o ex-presidente para depor à PF.
Há um temor de que, ao longo do dia, os ânimos sejam acirrados e a tranquilidade de grandes cidades seja abalada. Por isso mesmo, os militares dizem que esperam, ainda, que os governadores dos Estados estejam preparados e prontos para impedir que ocorram atos de violência. “Nos preocupa muito que haja radicalismos e esperamos que não submetam a população ao enfrentamento em clima de radicalismo e truculência, que só vão gerar violência e não vão construir ou encontrar solução”, comentou um oficial-general do Alto Comando das Forças Armadas.
LEGALIDADE PACIFICAÇÃO
A palavra de ordem para os militares é “legalidade” e “pacificação”, além de acompanhamento da situação nos mais diversos pontos do País. A maior preocupação é que, em confronto dessa natureza, todos sabem como começa, mas não se sabe como termina. “As pessoas de responsabilidade têm de ter consciência de que este é um fato judicial”, disse um oficial-general. “Nós não podemos transformar o Brasil em um País de nós contra eles, por conta de um processo que sempre vai deixar para as pessoas a possibilidade de se defenderem e saírem incólumes, defendidas, se este for o caso”, prosseguiu o militar.
A torcida, na área militar, é pela “manutenção da estabilidade e da paz social”, comentou outro oficial-general, lembrando que seria muito importante que as lideranças partidárias, sindicais e de todos os segmentos não alimentem o confronto entre as pessoas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
Tradução simultânea: os militares estão de olho e prontos a intervir, caso a situação saia do controle. Mas só podem agir constitucionalmente, atendendo a uma solicitação do Executivo. Caso contrário, significará uma nova ditadura, e isso é algo verdadeiramente inimaginável e que não pode acontecer(C.N.)

04 de março de 2016
Tânia Monteiro
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário