"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de março de 2016

LUIZ ESTEVÃO SE ENTREGA À POLÍCIA E VOLTARÁ PARA A PAPUDA


Luiz Estevão – Danilo Verpa - 27.set.2014/Folhapress
Estevão de beneficiou com 34 recursos
O ex-senador Luiz Estevão, condenado pelo desvio de verbas públicas destinadas à construção do Fórum Trabalhista localizado em São Paulo (SP), se entregou no início da manhã desta terça-feira (8) à Polícia Civil do Distrito Federal.
Ele foi conduzido por agentes de sua casa no Lago Sul, região nobre de Brasília, para o Departamento de Polícia Especializada. Luiz Estevão ficará em uma unidade prisional do DF –a expectativa é de que fique no Complexo Penitenciário da Papuda que abrigou condenados no esquema de corrupção do mensalão.
O ex-senador foi preso por determinação do juiz federal Alesssandro Diaferia. Ele foi condenado em 2006 a 31 anos de prisão pela prática dos crimes de peculato, corrupção ativa, estelionato, formação de quadrilha e uso de documento falso. Desde então, o ex-senador entrou com 34 recursos, que, apesar de mal sucedidos, serviram para evitar que fosse para a cadeia.
NOVO ENTENDIMENTO
A expedição do mandado de prisão nesta segunda (7) segue o novo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo o qual condenados em segunda instância já podem começar a cumprir suas penas – antes, era necessário que todas as possibilidades de recurso se esgotassem.
Também foi pedida a prisão de Fábio Monteiro, condenado no mesmo caso, que já havia apresentado 29 recursos, igualmente sem sucesso.
Na decisão, o juiz manifestou preocupação com o fato de que dois dos crimes a que Estevão e Monteiro foram condenados -peculato (sete anos) e estelionato (cinco anos e quatro meses)- prescreveriam em 2018 caso a pena não começasse a ser cumprida. As condenações de ambos já haviam sido reduzidas de 31 anos para 25 anos devido à prescrição dos crimes de quadrilha e documento falso.
Uma CPI na Câmara investigou a obra em 1999. A quebra dos sigilos mostrou pagamentos vultosos das empresas de Fábio Monteiro de Barros, da Incal, ao Grupo OK, do ex-senador Luiz Estevão.
Durante as investigações, foi descoberto um contrato que transferia 90% das ações da Incal para o Grupo OK. O ex-senador teve o mandato cassado no ano 2000.
LALAU
Na mesma ação, o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, que presidia o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, foi condenado a ressarcir os cofres públicos em R$ 1,5 bilhão, cumpriu 14 anos de prisão e foi beneficiado com indulto presidencial em 2014.
O caso de superfaturamento do Fórum Trabalhista de São Paulo aconteceu em 1992. A construtora Incal venceu a licitação e se associou ao empresário Fábio Monteiro de Barros.
Em 1998, auditoria do Ministério Público apontou que só 64% da obra do fórum haviam sido concluídos, mas que 98% dos recursos tinham sido liberados. A obra do fórum foi abandonada em outubro do mesmo ano, um mês após o então juiz Lalau deixar a comissão responsável pela construção.

11 de março de 2016
Deu na Folha

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Não sou advogado, mas pensem comigo: um sistema que permite 34 recursos para manter um ladrão fora da cadeia, existe para quê?? 
O bom-senso indica que serve apenas para garantir a sobrevivência legal de poderosos que sejam apanhados com a boca na botija.
Apenas bom-senso. Nada mais...
Será que isso explicaria a demora de uma reforma do judiciário? Para a reforma dos códigos penal e civil? E para tantas outras reformas que o país necessita?
Fica um elefante atrás da orelha...
m.americo

m.ameico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário