"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

O PT SEGUNDO ROBERTO CAMPOS



Escreveu o saudoso Roberto Campos em 1994:

"O PT é um partido dividido ao meio por uma corrente radical extrema (na verdade, tanque de concentração de radicalismos no Brasil). E o seu estilo, até agora, tem refletido a intolerância em relação à heresia, isto é, às dúvidas alheias, que é a marca dos partidos revolucionários e típica da concepção leninista: o partido é objetivamente a vanguarda do proletariado - quer este queira, quer não. Qualquer concessão que faça às demais forças políticas é apenas tática. O que, aliás, não está longe dos movimentos fundamentalistas ou, a seu tempo, dos totalitarismos fascistas".

Bem, de lá para cá, o partido só piorou, principalmente depois da chegada ao poder, de onde pretendia jamais sair.



20 de fevereiro de 2016
in orlando tambosi

Nenhum comentário:

Postar um comentário