"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

ATÉ ONDE PODEM IR OS TENTÁCULOS DE LULA?





Não é novidade nenhuma que Luiz Inácio Lula da Silva continua o mesmo: blindado, intocável e até inimputável. Era esperado que ele não compareceria ou arrumaria um jeitinho legal de não depor no Ministério Público de São Paulo, para esclarecer sobre suspeitas de ocultação de patrimônio acerca do sítio de Atibaia e do triplex do Guarujá. O que não se poderia prever é que o Conselho Nacional do Ministério Público seria a instância que salvaria Lula de mais um vexame...


O conselheiro Valter Shuenquener de Araújo deferiu uma liminar ao pedido feito pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP). O CNMP suspendeu a prática de qualquer ato por parte do promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino relacionado aos depoimentos de Lula e a esposa Marisa Letícia. Até que o plenário do CNMP delibere sobre o caso, tudo fica parado. A decisão apenas reforça até onde chegam ou podem ir os tentáculos de Lula – certamente o mais poderoso ex-Presidente da História do Brasil.


O despacho do conselheiro do CNMP ponderou que o depoimento do ex-presidente Lula e Marisa Letícia poderiam ocasionar “consequências de difícil ou impossível reparação”: “Não é recomendável a manutenção de ato a ser presidido pelo requerido designado para amanhã (hoje) sem que antes o Plenário deste Conselho possa apreciar as alegações de ofensa ao princípio do Promotor Natural no âmbito do Ministério Público do Estado de São Paulo. A manutenção do ato poderia, acaso se entenda, em momento futuro, pela falta de atribuição do referido membro e da necessidade de livre distribuição do feito, até mesmo ensejar uma indesejável nulidade no âmbito penal”, justifica Araújo. E conclui: "Defiro parcialmente o pedido de medida liminar formulado pelo Requerente, a fim de tão-somente suspender a prática de qualquer ato pelo Requerido (promotor) relacionado aos fatos narrados neste Pedido de Providências, em especial no âmbito do PIC nº 94.2.7273/2015, até que o Plenário deste CNMP delibere sobre a alegação de ofensa ao princípio do Promotor Natural na hipótese dos autos".


A perguntinha que fica no ar é: Terá o mesmo sucesso que Lula qualquer cidadão que recorrer ao CNMP para se livrar de um incômodo depoimento no Ministério Público?


Simbolismo da fotografia




Quem foi que disse que seria censurável a gente ficar bem na foto com uma criança vestindo a farda da Polícia Militar do Estado de São Paulo?


A alegre seriedade da filha da Soldado PM Sanguini é um símbolo de uma instituição que preserva valores fundamentais, como a proteção e segurança da família.


A menina Bárbara, com seu gesto, consegue se colocar muito acima das barbaridades ideológicas que inimigos dos ideais da PMSP tentam difundir...


Como será usada a grana roubada?




Arte de negar tudo




Prontos para ocupação de fato





Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!



18 de fevereiro de 2016
Jorge Serrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário