"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

JÁ COMEÇOU A "OPERAÇÃO INDULGÊNCIA" COM A SAMARCO


É duro saber que ninguém será responsabilizado…
O rompimento da barragem da mineradora Samarco foi o maior desastre ambiental de todos os tempos no Brasil e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeito. Causou 17 mortes confirmadas, havendo chances irrisórias de que os dois cidadãos ainda desaparecidos não tenham também morrido.
A cidade de Bento Rodrigues foi destruída e seus moradores obrigados a reconstruir sua vida alhures. Houve aumento da turbidez das águas do rio Doce, afetando o abastecimento de água em centenas de municípios mineiros e capixabas, danos à fauna e flora, prejuízos para a pesca e o turismo.
A negligência gritante e criminosa da Samarco justificaria plenamente que tivesse de pagar R$ 20 bilhões, ao longo de 10 anos, para os estragos serem, na medida do possível, sanados.
Mas o editorial deste sábado (dia 23), da Folha de S. Paulo, dá a perceber que a ação movida neste sentido pela Advocacia Geral da União serviu apenas para aplacar a indignação do povo brasileiro. A Operação Indulgência com os poderosos já está em curso.
DÚVIDA E OPACIDADE
“O total de R$ 20 bilhões obteve forte repercussão, embora fosse de todo misterioso por qual via se chegara a ele. Bastaram menos de dois meses para ver tanta determinação e dureza se esvaírem em dúvida e opacidade. Reuniões promovidas em Brasília e Belo Horizonte nesta semana exalaram sinais de um início de afrouxamento nas exigências pecuniárias às empresas”, diz o editorial.
Alguém esperava que os acontecimentos tomassem rumo diferente? Só crianças acreditam em Papai Noel, fada dos dentes, coelhinho da Páscoa e rigor dos governos com grandes empresas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O oportuno artigo foi enviado por Sergio Caldieri. É bom lembrar que, poucos dias depois do gravíssimo derramamento, a sempre atenta presidente Dilma Rousseff fez a parte dela, baixando um decreto que considerou oficialmente a ruptura da barragem como “um acidente da natureza”. Ou seja, os responsáveis pela operação da Samarco e pela fiscalização da barragem não podem ser culpados. (C.N.)

27 de janeiro de 2016
Celso Lungaretti
Blog Náufrago da Utopia

Nenhum comentário:

Postar um comentário