"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

GOVERNO VENEZUELANO: COM CLIMA TENSO, OPOSIÇÃO ASSUME CONTROLE DO CONGRESSO

SENTENÇA DA JUSTIÇA AMEAÇA TRÊS DEPUTADOS DE SUSPENSÃO

PELA PRIMEIRA VEZ EM 17 ANOS, CHAVISMO É MINORIA NA CASA - FOTO: CARLOS GARCIA RAWLINS / REUTERS


A oposição venezuelana assumirá nesta terça-feira (5) o controle do Congresso sob forte clima de confrontação com o chavismo, prometendo bloquear todas as iniciativas do governo. Pela primeira vez em 17 anos de administração, o chavismo é minoria na Casa. A sessão em que assumem os novos parlamentares está prevista para as 13h30 (hora de Brasília).

A instalação da Assembleia Nacional, eleita nas históricas eleições parlamentares de 6 de dezembro, acontece em um ambiente de incerteza, agitado pela recente decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) de suspender três deputados da oposição e um governista. Os quatro saíram vitoriosos das urnas no estado do Amazonas, sul do país.

Parte de uma sentença na qual o TSJ analisou sete recursos de impugnação contra nove deputados opositores eleitos, a polêmica decisão ameaça a poderosa maioria de dois terços (112 das 167 cadeiras) conquistada pela Mesa da Unidade Democrática (MUD) nas eleições e que põe fim à hegemonia chavista.

O desafiador Henry Ramos Allup, antichavista aguerrido eleito no domingo pela MUD para substituir na presidência do Legislativo o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, garantiu que os 112 deputados tomarão posse nesta terça.

"Nenhuma decisão burocrática e muito menos por um organismo absolutamente carente de legitimidade de origem pode transtornar, frustrar, ou fraudar a vontade popular", disse o advogado de 72 anos, como informa a agência AFP.



05 de janeiro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário