"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

DILMA TEM ATÉ O DIA 05 DE FEVEREIRO PARA DEPOR SOBRE VENDA DE MPS

DILMA TEM ATÉ O DIA 5 DE FEVEREIRO PARA TESTEMUNHAR A FAVOR DE ENROLADO NO ESQUEMA DE VENDA DE MEDIDAS PROVISÓRIAS

A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF E OUTRAS TESTEMUNHAS COM FORO PRIVILEGIADO PODERÃO SE MANIFESTAR POR ESCRITO SOBRE VENDA DE MPS (FOTO: JOSÉ CRUZ/ABR)


A presidente Dilma tem até o dia 5 de fevereiro para se manifestar como testemunha de defesa em ação penal na Operação Zelotes, que investiga suposto esquema de venda de medidas provisórias.

A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. Ele determinou nesta terça-feira, 26, que autoridades com foro privilegiado intimadas a depor na ação penal da Zelotes se manifeste por escrito ou pessoalmente dentro deste prazo.

Além da presidente Dilma, também foram chamadas a depor como testemunhas de defesa de réus presos na Zelotes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os senadores Walter Pinheiro (PT-BA), Humberto Costa (PT-PE), José Agripino (DEM-RN) e Tasso Jereissati (PSDB-CE); o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); os deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA), Alexandre Baldy (PSDB-GO) e José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara; e o prefeito de Catalão (GO), Jardel Sebba.

No dia 20 de janeiro, quando o juiz autorizou o pedido para que a presidenta seja ouvida na ação, o Palácio do Planalto informou que não iria se manifestar sobre o assunto. A presidenta foi arrolada pela defesa de Eduardo Gonçalves Valadão, suspeito de integrar o esquema investigado.

Como testemunhas, eles poderão enviar à 10 ª Vara Federal de Brasília documento dizendo simplesmente que não têm nada a declarar sobre o tema.

O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e ex-chefe de gabinete do ex-presidente Lula, Gilberto Carvalho, prestou ontem, 25, depoimento como testemunha. Após o depoimento, Carvalho disse à imprensa que a denúncia de que houve compra e venda de medidas provisórias nos governos de Lula e Dilma é absurda.

As investigações sobre a denúncia de compra de MPs foram feitas na Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal, em março do ano passado, para apurar suspeita de pagamento de propina a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) visando anular ou diminuir débitos tributários de empresas com a Receita Federal.



26 de janeiro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário