"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O DESEMBARQUE DO PT

Tudo indica estar o PMDB a um passo do desembarque. Com ou sem Impeachment, mais provavelmente3 sem a verdade é que Michel Temer prepara sua candidatura para 2018, certo de que com o PT não dá mais liga, quer dizer, os companheiros se desgastaram, perderam o apoio popur e estão esgotados. O governo Dilma carece da condição de dar a volta por cima e recuperar a economia. O Próprio Lula, mesmo se candidatando, dificilmente voltará ao Palácio do Planalto.

Ainda que sem peso eleitoral, o PMDB conta com razoável estrutura e vai para o que der e vier. Senão para a oposição, ao menos para a independência. Estará mais perto de Aécio Neves do que do Lula, desde que, é clato, PT e PSDB cheguem ao segundo turno.

Vale mais perder sete ministérios, agora, para ganhar outros, depois das eleições. Os tucanos tem consciência da necessidade de uma aliança com o PMDB para poder governar e manter maioria dos Estados, isolando o Pt na oposição.

Assim está armado o tabuleiro para daqui a três anos, obviamente que sujeito ao imponderavél. Mas Marina Silva, Ciro Gomes, RonaldoCaiado, Jair Bolsonaro e outros nem certeza tem de chegar na reta final.

A separação vem sendo anunciada desde que se inicioi a novela do impeachement e ganhou força desde que Madame começou a desconfiar de Temer, até como alguma razão depois da histrônica carta do vice para a titular. Trata-se de uma questão de tempo. agora cada vez mais curto. Ainda há gente, no PMDB, achando que é cedo demais, qe deveriam aproveitar o poder por período maior. O problema é que o desgaste da parceria com o PT super a vantagem de algumas nomeações e poucos negócios.

Basta atender para as recentes pesquisas. Milagres vão acontecer, fica evidente serem pequenas chances de Michel Temer elegerse presidente, mas acoplado a Aécio Neves, poderá tornar-se o tijolo de sustentação da ponte para o futuro.
A convenção peemedebista está marcada para março. Inexistem sinais de que tanto a presidente Dilma quanto o PT não apostam um centavo na permanência da alianã. Pelo contrário, fornece, argumento permanentes para o rompimento.



22 de dezembro de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário