"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

RÚSSIA DISPOSTA A APOIAR OPOSIÇÃO SÍRIA CONTRA O ESTADO ISLÂMICO



Barack Obama conversa com Vladimir Putin antes da sessão de abertura da Cúpula do G-20 em Antália
Obama e Putin começam a se acertar sobre a Siria
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que a Rússia está pronta para apoiar a oposição síria com ataques aéreos nos combates contra o Estado Islâmico.
“Posso confirmar que estabelecemos contatos com a oposição síria no campo de batalha, que nos pediu para conduzir ataques aéreos”, disse Putin nos bastidores de cúpula do G20 na Turquia.
Putin e o presidente dos EUA, Barack Obama, concordaram sobre a necessidade de um cessar-fogo na Síria, bem como de negociações intermediadas pelas Nações Unidas entre as partes em conflito, informou a Casa Branca.
“O Presidente Obama e o Presidente Putin, da Rússia, tiveram uma discussão construtiva à margem da Cúpula do G20, em Antália, na Turquia”, disse a Casa Branca.
TRANSIÇÃO POLÍTICA
Nesta segunda-feira, os dois líderes mantiveram conversações informais nos bastidores da cúpula do G-20.
“O Presidente Obama e o presidente Putin concordaram sobre a necessidade de uma transição política liderada pela Síria, que seria precedida de negociações mediadas pela ONU entre a oposição e o regime sírios, bem como de um cessar-fogo”, diz o comunicado da Casa Branca.
Obama também saudou os esforços de todos os países no enfrentamento do Estado Islâmico, observando a importância dos esforços militares da Rússia na Síria contra o grupo terrorista, lê-se na declaração.
O Kremlin também se mostrou positivo sobre as negociações. O assessor de Putin, Yury Ushakov, disse que a Rússia e os EUA têm objetivos estratégicos semelhantes na luta contra o terrorismo, apesar de existirem diferenças nas táticas.
“Foi uma oportunidade de falar com bastante cuidado e a discussão foi centrada em dois temas — no início sobre a Síria, e, em seguida, sobre a Ucrânia”, informou Ushakov em entrevista coletiva, acrescentando que mais tempo foi dedicado à questão da Síria.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Dois importantes avanços: a Rússia dialogar com a oposição síria e os Estados Unidos aceitarem a transição política liderada pelo atual governo sírio. E um terceiro avanço foi terem discutido a situação da Ucrânia(C.N.)

16 de novembro de 2015
Deu na Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário