"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

JOAQUIM BARBOSA ERRA AO NÃO ACREDITAR NA CASSAÇÃO DE DILMA

Aposentadoria de Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, disse duras verdades, mas também falou muita bobagem neste sábado,  ao participar do 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, organizado pela BM&FBovespa.
“O Tribunal de Contas é um playground de políticos fracassados”, disse ele, ressalvando que “uma coisa é considerar viável juridicamente uma pedalada fiscal conduzir ao impeachment de um presidente da República, mas outra coisa é eu saber como realmente funcionam as instituições e acreditar nisso”.
Barbosa falou claro e disse não acreditar na possibilidade de o TCU recusar as contas do governo, para declarar configurado o crime de responsabilidade e abrir caminho ao impeachment pelo Congresso.
ACERTO E ERRO
Só o futuro próximo nos dirá se Barbosa acertou na avaliação do TCU.  Mas pode-se dizer, com toda certeza, que o ministro aposentado errou feio ao ironizar o poder do Tribunal Superior Eleitoral.
Barbosa simplesmente esculhambou o TSE, ao dizer que o tribunal já cassou governadores de estados pequenos, mas tem dúvidas se o tribunal tiraria do cargo um governador de São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais. “Um presidente da República? Acho muito difícil”, ironizou.
Em tradução simultânea, o ministro aposentado diz abertamente que o TSE opera com dois pesos e duas medidas, porque cassou em 2009 três governadores (Cássio Cunha Lima, da Paraíba, Jackson Lago, do Maranhão, e Marcedo Miranda, do Tocantins), mas agora não conseguirá cassar Dilma por crime eleitoral.
ANALISTA FRACASSADO
Como jurista,  Joaquim Barbosa tem méritos, mas como analista político, é um fracasso retumbante.
O TSE tem hoje sete integrantes, dos quais apenas três são petistas – o presidente Dias Toffoli e as ministras Maria Thereza Moura e Luciana Lóssio. Os outros quatro, que detêm a maioria, já demonstraram semana passada que podem cassar a presidente Dilma, pois a investigação contra a campanha eleitoral dela já foi até autorizada, por 4 votos a um. 

Votaram a favor os ministros Gilmar Mendes, João Otávio Noronha. Luiz Fux e Henrique Neves. Apenas a ministra Maria Thereza Moura votou contra, enquanto Luciana Lóssio pediu vistas e o  presidente Dias Toffoli esté fechado em copas, esperando para ver o que acontece.
Mesmo que os dois últimos votos sejam favoráveis a Dilma, o placar 4 a 3 de agora, que mandará devassar as contas da campanha de Dilma, no futuro poderá ser o mesmo 4 a 3 do placar da cassação de Dilma, queimando a lingua do ministro aposentado Joaquim Barbosa, que deveria falar menos e respeitar seus antigos colegas de tribunal.

31 de agosto de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário