"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

PROCURADORIA TAMBÉM É CONTRA CP CONVOCAR CATTA PRETA



Motta, da CPI, insiste em convocar a advogada
Em concordância com as manifestações do juiz Sergio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, e com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Ministério Público Federal se pronunciou contra a convocação da advogada Beatriz Catta Preta pela CPI da Petrobras.
No documento enviado na terça-feira (28) à Justiça Federal, os procuradores Roberson Henrique Pozzobon e Deltan Dallagnol consideram injustificado o atendimento à convocação. Para eles, não há “quaisquer elementos que efetivamente indiquem a atuação ilícita dessa advogada”.
A solicitação para que Catta Preta compareça à comissão para explicar a origem dos seus honorários foi feita pelo deputado Celso Pansera (PMDM-RJ) em 8 de julho. Ele também fez solicitou que a criminalista abrisse sua lista de clientes.
OAB E MORO
Na semana passada a OAB já havia enviado um parecer à Justiça Federal classificando a convocação da advogada como “ilegal, antijurídica e inconstitucional” por ferir as prerrogativas profissionais dos advogados.
O juiz Moro também havia se posicionado contra a convocação afirmando que ela partia de “uma especulação abstrata” por não haver “indícios concretos de origem criminosa dos recursos utilizados para o pagamento” de Catta Preta.
Por ser da primeira instância, Moro é o responsável por autorizar os pedidos da CPI para ouvir envolvidos na Lava Jato, sejam réus ou advogados. No entanto, antes de dar a decisão final, ele solicitou que o Ministério Público Federal e a OAB se manifestassem sobre o requerimento.
CPI INSISTE…
Apesar das reações contrárias, o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou nesta terça (28) que a convocação para o depoimento da advogada está mantida.
“Vamos fazer tudo o que for preciso para trazê-la aqui no momento certo”, destacou o deputado, sem confirmar uma provável data.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O fato é que Beatriz Catta Preta firmou nove acordos de delação premiada ao longo da Lava Jato, entre elas a do lobista Júlio Camargo, a do ex-gerente Pedro Barusco e a do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e de suas duas filhas e dos dois genros. Na semana passada, depois de uma série de ameaças,Catta Preta renunciou a todos os clientes, indenizou os funcionários do escritório em São Paulo, fechou as portas e fugiu para os EUA com o marido e os dois filhos. É sobre esses assuntos que ela precisa ser ouvida, e não a respeito de quanto cobra dos clientes e como são pagos seus honorários(C.N.)


31 de julho de 2015
Bela Megale
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário