"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Dilma teme que a quase certa prisão de José Dirceu pela Lava Jato torne ainda mais difícil a governabilidade




Dilma Rousseff voltou de seu passeio pelo primeiro mundo preocupada com o risco concreto de prisão, ainda esta semana, do seu inimigo José Dirceu de Oliveira e Silva, já que a Polícia Federal resolveu aprofundar a devassa nos negócios da JD Consultoria com o cartel de empreiteiras que agia na Petrobras. Dilma teme que uma pressão sobre Dirceu lhe cause estragos irreversíveis. O ilustre condenado no Mensalão, que cumpre pena no conforto de casa, já sinalizou que, se o pior acontecer, vai partir para a "delação premiada".

Apesar do "risco Dirceu" com a Lava Jato, a turma da politicagem, em Brasília, no entanto, teve um fim de semana tenso, gerado pelo conteúdo contundente de uma nada despretensiosa entrevista dada pelo senador Cristovam Buarque ao jornal Correio Braziliense: "É inegável que há um clima de fim de governo que vem crescendo nas últimas três ou quatro semanas". Uma contagem informal entre congressistas já contabiliza de 348 a 353 votos a favor de um eventual impeachment de Dilma, caso o processo seja aberto pelas pedaladas ilegais. Basta Dilma tomar no TCU e dança!

Cristovam verbalizou apenas o que os bastidores do poder analisam, de forma escancarada. Que senadores já comentam, abertamente, que nem Lula aguenta mais a Dilma e que o ex-Presidente estaria disposto a buscar uma saída negociada da Presidenta: "Tem muita gente que fala que o Lula está querendo que ela renuncie. Nenhum dos senadores do PT me disse isso, mas a gente sabe que dentro do PT muita gente acha que a melhor saída para o partido seria a renúncia dela. Aí, o vice assumiria, que não é inimigo, e o PT construiria seu caminho dentro ou até fora do governo. O Lula é uma pessoa inteligente. Esta posição poderia até acalmar o Brasil hoje. Se tiver o aval do Lula, naturalmente".

O senador pedetista reclamou que um dos maiores problemas da atual governabilidade no País é a falta de diálogo causada pela Presidenta da República. Ex-petista, o senador ainda tentou dar um conselho a Presidenta Dilma Rousseff - que dificilmente irá acatá-lo, por deficiência de personalidade: "Ela deveria deixar a arrogância de lado, ser humilde e buscar o entendimento".

Outra importante constatação do Cristovam Buarque foi sobre o filme queimado da classe política no Brasil: "Nenhum de nós pode ir a uma manifestação. Estamos todos muito desgastados. O povo se cansou deste Fla x Flu eleitoreiro entre PT e PSDB. Este país não aguenta mais esta disputa. PT e PSDB não tem nenhuma discordância ideológica de interesses diversos; A política econômica da Dilma é muito parecida com o que faria o PSDB".

Indagação futebolística

Qual a diferença entre a atuação do desgoverno Dilma e o time do Flamengo?

O modo como a Dilma joga faz mal ao Brasil; já o Flamengo em campo não faz mal a ninguém - a não ser aos seus torcedores...

Certamente, essa análise político-futebolística sairia perfeita da boca do $talinácio, famoso torcedor corinthiano...

É, né...

Do indignado jornalista e advogado Jorge Madeiro, em seu Facebook, depois do domingo esportivo de decepções profundas para a Nação rubro-negra:

"Pô, a Daniele Hypolito, com 58 anos, ainda compete em um Panamericano. Dá pro Zico ainda armar o meio campo do Flamengo".

Vale para ela, Pastor Cunha?

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, evangélico, soltou logo que levantou da cama, no Facebook, uma mensagem religiosa:

"Que Deus abençoe a todos vocês, rica e abundandantemente".

E teve gaiato que logo indagou: "A mensagem também vale para Dilma Rousseff"?

Até porque, segundo Claudio Humberto, Dilminha tem reclamado com aliados que "está nas mãos do Eduardo Cunha"...

Releia o artigo de domingo: É hora de chutar o balde: agora ou nunca!


Quanto vale o show?

Perguntinha idiota: com quanto o BNDES vai entrar de grana no tal Banco dos Brics, se o aperto fiscal levyano alega que nem temos dinheiro para bancar os projetos essenciais ao Brasil?

Dilminha voltar de passeio internacional com esse legado financeiro é dose para anta...

Franklin político

Reportagem da edição brasileira do jornal espanhol El País de 12 de julho destaca uma entrevista com o poderoso ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula.

Franklin Martins admitiu que, sob o olhar de hoje, a luta armada da década de 70, da qual participou, foi um equívoco.
O jornalista também pregou que, "se Lula não tivesse sido eleito em 2002, o Brasil explodiria".

Fugindo de qualquer comentário sobre o governo Dilma ou sobre a personalidade da presidenta Dilma, Franklin Martins arriscou uma breve análise sobre a conjuntura política:

"Eu acho que ela (Dilma) está no início do Governo.  Início de Governo, onde você está fazendo uma arrumação da casa, é um momento de dificuldade de popularidade. Acho que ela tem perfeitas condições de se recuperar, mas não é automático. Para se recuperar, a economia vai ter que se recuperar. E politicamente, ela terá de discutir com a população, que tem expectativas muito grandes, que não quer retrocesso. Isso é uma característica, a população não quer perder o que já conquistou".

Franklin Musical

Se não vale a pena ouvir as opiniões de eterno esquerdista radicalóide do Franklin Martins, ao menos é importante saber que ele está lançando, pela editora Nova Fronteira, três volumes de um magistral esforço de pesquisa:

"Quem foi que inventou o Brasil? A música popular conta a História da República".

O primeiro volume aborda o período 1902-1964; o segundo vai desse ano até 1985. O terceiro abrange de 1985 a 2002.

Todas as mais de 1.100 músicas podem ser ouvidas no portal www.quemfoiqueinventouobrasil.com

PM do RJ de luto


Notícia policial de domingo, que deveria ser surreal mas não foi, atingiu em cheio o balanço social negativo da corrupção e da má gestão na Petrobras:

"A soldado Vanessa Oliveira, de 24 anos, lotada no 35º BPM (Itaboraí), morreu após capotar com um carro da polícia, na madrugada deste domingo, na estrada do Comperj, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Segundo PMs, bandidos do Complexo do Salgueiro, que margeia a via, alvejaram o veículo, provocando o acidente. Vanessa não foi atingida pelos tiros, mas morreu em consequência do capotamento. A polícia informou que a equipe seguia para uma ocorrência de carro roubado, quando teria errado o caminho e entrado no sentido Salgueiro da estrada, ao invés de pegar na direção de Itaboraí. Ao avistarem o veículo dos militares, por volta da meia-noite, os criminosos efetuaram vários disparos. O corpo da policial chegou a ser arremessado para fora do carro. O outro militar que acompanhava Vanessa sofreu apenas ferimentos leves e também não foi baleado".

Em tempo: esta estrada, absolutamente inútil do ponto de vista do planejamento, é uma das obras sob investigação de superfaturamento. A via se tornou o caminho expresso para facilitar o tráfico de drogas e armas dos traficantes do completo do Salgueiro, em São Gonçalo. Mais uma vez, o povo do Rio de Janeiro é massacrado pela incompetência e roubalheira na administração pública ou estatal - onde reina a governança do crime institucionalizado.

Encontro fortuito


Tem salvação?


Daniel, para os maçons

Um show do cantor Daniel encerra nesta segunda-feira à noite a 44a Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), em São Paulo.

Será no térreo do Pavilhão da Bienal Ibirapuera, a partir das 20h.

O espetáculo, seguido de jantar, também comemora os 88 anos de fundação da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

13 de julho de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário