"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 12 de julho de 2015

ESTÁ EXPLICADO: A GRÉCIA SEGUIU CONSELHOS DE LULA E DILMA


Tsipras com Lula em 2012: Brasil como exemplo…
Alexis Tsipras, o novo primeiro-ministro da Grécia e que está causando um terremoto político pela Europa, escolheu o Brasil como seu primeiro destino de viagem internacional quando começou de forma discreta sua a campanha para as eleições em seu país. Em dezembro de 2012, ele foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ouvir sugestões sobre como resgatar a economia grega.
Tsipras era apenas o líder de seu partido, o Syriza. Mas ganhou 75 minutos com Dilma, em Brasília. O grego vinha buscar apoio e conselhos à sua luta para derrubar o modelo de austeridade. Ao deixar o encontro, deu uma entrevista a um jornal grego e comentou que a Grécia deveria ver o Brasil “como um exemplo” de como sair da crise.
“A mensagem do Brasil para o povo grego é de que a saída da crise não pode ocorrer por memorando de austeridade, mas apenas por políticas de coesão social, crescimento e redistribuição”, declarou Tsipras, que negou que estivesse visitando o Brasil para copiar o modelo do País na Grécia.
COBAIA DA CRISE
Dias depois, em São Paulo, esteve com Lula, num encontro de uma hora e meia. “Viemos de um país eleito como cobaia da crise europeia”, disse ao ex-presidente, segundo relato publicado no site do Instituto Lula.
Ainda segundo o relato, o grego contou a Lula que começou sua viagem internacional pelo Brasil porque o País “provou para o mundo que é possível ter sucesso enfrentando a crise com caminhos alternativos”.
“Nos últimos três anos, recebemos 140 bilhões em empréstimos. Desse valor, só 19 bilhões foram para a economia real. Esses empréstimos estão nos condenando a uma recessão perpétua, porque não temos a menor possibilidade de pagar essa dívida”, disse a Lula.
Durante o encontro, Lula afirmou que a política de austeridade castigava os trabalhadores europeus. Para ele, era “necessário retomar o caminho do crescimento para sair da crise e evitar que ela se espalhe por outras regiões do globo”.
“O problema da Grécia teria sido resolvido com US$ 40 bilhões no ano de 2009. E agora necessitamos muitas vezes esse valor”, disse.
Lula usou o exemplo da “marolinha” para explicar sua estratégia. “No dia 22 de dezembro de 2008 entrei em rede nacional para fazer um pronunciamento à nação. Havia um clima de terror, dizendo que o povo não ia comprar porque estava com medo de perder o emprego. Fiz um pronunciamento dizendo que essa crise no Brasil seria uma marolinha. Mas que, se o povo não fosse às compras, aí sim a crise ia chegar. O que aconteceu? Pela primeira vez na história do Brasil, as classes C, D e E consumiram mais que as classes A e B”, contou Lula.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como diz o comentarista Guilherme Almeida, está explicado o aprofundamento da crise grega. Vejam no que deu. Com conselheiros econômicos como Dilma e Lula, agora só falta a Grécia importar luminares tipo Guido Mantega e Miriam Belchior, que comandavam a Fazenda e o Planejamento na Tropicália. (C.N.)

12 de julho de 2015
Jamil Chade
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário