"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

CUNHA CONTRA-ATACA E CRIA CPIS DO BNDES E FUNDOS DE PENSÃO



Horas após romper oficialmente com o governo Dilma Rousseff, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, anunciou, nesta sexta-feira (17), a criação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que batem diretamente de frente com o governo: a do BNDES e a dos fundos de pensão.
A primeira delas já foi criada e servirá para investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pauta defendida já há algum tempo por grupos favoráveis à queda da presidente da República.
A segunda, por ora apenas autorizada devido ao excesso de CPIs ocorrendo ao mesmo tempo, pede a investigação da suposta manipulação na gestão de quatro fundos de pensão – indícios apontam para administração fraudulenta de recursos e de ligação com o esquema do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato. Ela só deverá ser iniciada após o término da CPI do Sistema Carcerário, em agosto.
DUAS CPIS DA PESADA
Partiu do líder Rubens Bueno (PPS-PR) o pedido para a criação das CPIs mais evitadas pelo governo, do BNDES e dos fundos de pensão.
Na primeira, ele pede a investigação de empréstimos considerados suspeitos pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, concedidos tanto a empresas de fachada como a empreiteiras investigadas. Para as nove empreiteiras citadas na operação, o BNDES concedeu, entre 2003 e 2014, financiamentos de R$ 2,4 bilhões.
O requerimento também pede a investigação de empréstimos classificados como secretos, concedidos a países como Angola e Cuba, e daqueles considerados questionados do ponto de vista de interesse público, como as operações de crédito e concessão de garantia em favor de empresas do empresário Eike Batista e do setor frigorífico.
Já a segunda tem como objetivo investigar empréstimos suspeitos dos fundos: Fundação dos Economiários Federais (Funcef); Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros); Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ); e Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Era tudo que o governo não queria. A CPI do BNDES vai revelar um festival de favorecimentos a governos estrangeiros, em detrimento aos interesses nacionais, algo jamais visto. E a CPI dos Fundos de Pensão mostrará a forma irresponsável com que têm sido geridos os ativos dessas entidades, que pertencem aos trabalhadores e não ao governo do PT. (C.N.)

20 de julho de 2015
Deu na iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário