"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 30 de junho de 2015

"TRAUMA E DESEJO DE PUNIÇÃO" E NOTA SOBRE BLOQUEIO NO FACEBOOK



Sim, tem reaçada na floresta! E somos cada vez mais numerosos! E não vamos nos intimidar. Nem parar. Nem retroceder.

Trauma. A 1ª Guerra Mundial está para a explosão da revolta socialista como o 11 de Setembro está para o terrorismo islâmico do século XXI e o irracionalismo da moral biônica da Nova Ordem Mundial.

Repare que no fim do século XX também ocorreu um movimento semelhante ao da Belle Époque, tanto em avanço econômico-tecnológico, quanto no alastramento de um sentimento de otimismo baseado na virada do século (alguém aí lembra da Era de Aquário que estaria chegando?). Se eu não me engano foi o Otto Maria Carpeaux que identificou um certo excesso de otimismo na literatura modernista do início do século, assim como também um sentimento volátil de que alguma coisa muito ruim estava prestes a acontecer. O universo pop (que foi a 'literatura' de pelo menos a segunda metade do século XX) também padeceu de um excesso de otimismo e de pessimismo semelhante ao do início do século de Lênin. Basta dar uma olhada nos últimos álbuns musicais e filmes da virada do ano 2000 para perceber que existia uma euforia, e ao mesmo tempo um corvo sobrevoando tudo aquilo.

Talvez estejamos diante - mais uma vez como depois da 1ª Guerra -, de mais uma manifestação da Síndrome de Estocolmo, de desejo mórbido e coletivo de uma punição redentora, disfarçada de um grande avanço de liberdade.

Talvez tenhamos mais uma vez sido estuprados e chantageados pelos dedos acusadores e demoníacos dos agitadores desse mundo. Assim o século XX rapidamente passou da Belle Èpoque para a explosão totalitária da política ao redor do mundo; assim o século XXI passou da otimista "Era de Aquário" para o relativismo macabro do Estado Islâmico, da ideologia de gênero e do transhumanismo.

Bem avisa Olavo de Carvalho no livro 'O Jardim das Aflições' que é impossível explicar o século XX sem compreender o papel diabólico das grandes manipulações mentais de massa nos acontecimentos do período.
* * *
Fui bloqueado na rede social do Zuckerberg, o novo amigo de infância de Dilma Rousseff. Sim, mais uma vez! E como sempre por comentários ditos "homofóbicos". Desta vez fiz uma piada sobre eu ter sido discriminado na loja do Boticário e chamado de "baitola". É isso mesmo: ser "baitola" é bonito, mas contar que foi chamado de "baitola" é ofensivo. Nem as aspas me salvaram. Trinta dias sem poder curtir, comentar ou compartilhar o que quer seja. Censura orwelliana, pura e simplesmente.
Tudo isso 24 horas após compartilhar oficialmente no meu perfil a palestra e o lançamento do livro "Pare de Acreditar no Governo - Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado", do Bruno Garschagen. Coincidência ou não, o bloqueio prejudica a divulgação deste evento que vem sendo planejado com muito empenho por um grupo de paraenses muito aguerridos e especiais. Esperamos que seja um evento inesquecível para que assim possamos mostrar que Belém merece estar na rota dos grandes lançamentos liberais-conservadores do Brasil. O primeiro de muitos que queremos realizar, seja trazendo lançamentos de livros ou palestras. Sim, tem reaçada na floresta! E somos cada vez mais numerosos!
E não vamos nos intimidar. Nem parar. Nem retroceder.

Sobre a obra e o autor, leia mais em: http://www.brunogarschagen.com
30 de junho de 2015
Luiz Fernando Vaz
 é ator e edita o blog O Anticamarada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário