"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 30 de junho de 2015

DILMA EM PÂNICO: "NÃO RESPEITO DELATOR''

129_1842-Dilma (2)
Em meio à maior crise de impopularidade de um chefe de governo nos últimos tempos, somada à catástrofe econômica e às denúncias gravíssimas oriundas da Operação Lava-Jato, Dilma já não esconde o desespero. A presidente está em pânico. Confiram trecho de reportagem da Folha, por Thais Bilenky, Giuliana Vallone, Raul Juste Lores e Renata Agostini:
“A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (29), referindo-se ao depoimento do dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, que “não respeita delator”. 
Durante entrevista à imprensa em Nova York, onde começou sua visita pelos Estados Unidos no final de semana, Dilma negou que tenha recebido dinheiro ilícito em sua campanha à reeleição, no ano passado. 
Em delação premiada, Pessoa disse que doou R$ 7,5 milhões à campanha de Dilma por temer prejuízos em seus negócios com a Petrobras. O montante foi doado legalmente. Em seus depoimentos, ele teria mencionado ainda doações ilegais R$ 15,7 milhões a ex-tesoureiros do PT e da campanha de Dilma.” (grifos nossos)
A frase dá real dimensão do caráter da presidente. No fim das contas, ela “não respeita” alguém que revele os crimes de uma quadrilha infiltrada no poder público. O que, afinal, mereceria seu respeito? O silêncio? A cumplicidade? Ficou estranho, para dizer o mínimo.
E, além de tudo, não é papel de Dilma Rousseff respeitar ou não a delação premiada. Como seu nome apareceu no depoimento de Ricardo Pessoa, da UTC, é natural que ela fique nervosa, até mesmo desesperada. Mas quem deve ou não “respeitar” o que foi dito é o Poder Judiciário. E ele respeita.
Pior para Dilma. Melhor para o país.

30 de junho de 2015
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário