"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

EM SALVADOR, UM TESTE PARA OS COMPANHEIROS



Se verdadeira ou inventada, divulgou-se a versão de que o Lula, em Roma para cumprimentar José Graziano por sua recondução na diretoria-geral da FAO, teria comentado com a presidente da Argentina que “os países não podem contar com a área econômica de seus governos para realizar programas sociais”. Teria acrescentado que “se cada presidente ficar esperando que o ministro da Fazenda diga estar sobrando dinheiro, nunca fará um programa de transferência de renda”.
Cristina Kirchner pode ter concordado ou não, mas o alvo desse comentário, vale repetir, se verdadeiro, foi a presidente Dilma. Assim como seu ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Sinais existem de que o Lula não engoliu as propostas de ajuste fiscal apresentadas pelo novo ministro. Em especial no que se refere às restrições aos direitos trabalhistas, como seguro desemprego, abono salarial e as pensões das viúvas. O diabo é que Dilma não apenas autorizou, mas defendeu e defende publicamente o retrocesso. Embarcou nas restrições neoliberais de Levy, que a Câmara dos Deputados aprovou.
Precisará sustentá-las a partir de quinta-feira, em Salvador, diante de um PT insatisfeito, no V Congresso Nacional do partido. Acrescente-se, na presença do Lula. Grandes esforços vêm sendo feitos pelos companheiros dirigentes para evitar críticas ostensivas à política do ajuste fiscal, mas se o antecessor discorda dos planos neoliberais adotados pela sucessora, no mínimo a temperatura vai subir na reunião. Mesmo que o Lula se cale, ou até figuradamente peça apoio do plenário a Dilma, não haverá como evitar o racha. Porque a maioria do PT, com seu fundador à frente, sabe estar perdendo e mais perderá o respaldo de suas bases. Não faltarão vozes para a discordância.
DE OLHO EM 2018
Os companheiros pensam longe. Estão de olho nas eleições presidenciais de 2018, passando pelo ano que vem, quando das escolhas de prefeitos e vereadores. Sabem que não será andando de bicicleta que Madame evitará a rejeição do eleitorado ou irá recuperar a popularidade. Muitos já duvidam da disposição do Lula de candidatar-se. Tinha uma reeleição certa antes dos panelaços, mas não esquece que por três vezes foi derrotado na disputa pela presidência, mesmo tendo vencido duas.
Em suma, a convenção deste fim de semana na capital baiana servirá de termômetro. Um teste fundamental dentro de casa. Dilma e Lula poderão até entrar juntos no auditório, com os aplausos abafando o silêncio. A discordância estará do lado de fora, na Bahia e no país inteiro, se o ministro da Fazenda continuar sustentando não haver dinheiro para o trabalhador…

08 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário