"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

NOTÍCIAS DO BRASIL...

COMER O BOLO, ELES NÃO COMEM

Depois de cortar verbas da Educação e da Saúde, o governo retoma a prática descarada do mensalão e diz que vai "reforçar esforços" para angariar aliados a fim de aprovar o famigerado ajuste fiscal. O governo simplesmente está acenando com verba para os parlamentares que assinarem o ajuste fiscal.

Isso é de uma hipocrisia, de um cinismo, de uma sem-vergonhice, de uma libertinagem das mais obscenas nunca antes vista na história desse país.

Perdoem o desabafo, mas esses caras me botam só porcaria na cabeça... Que droga, chamar essa compra e venda descarada de políticos e de consciências de "reforçar esforços" é uma coisa tão nauseabunda quanto chamar cocô de "bolo fecal".

Não importa se a moeda é sonante ou em cargos, salários ou ministérios. É propinão. Esses caras governantes e parlamentares são uns nojentos. Desculpem, mas eles tiram a gente do sério. E enquanto isso nenhum deles rasga dinheiro nem come fezes. Não são malucos, são trambiqueiros.

ELA FICA FURIOSA

O que mais dói na Dilma Vana é ela não ter o prazer de dar as notícias ao Brasil que a gente vê na TV. Com medo dos panelaços ela terceiriza os anúncios da História Oficial. Só isso já me causa andaços de prazer. Sou capaz de me desaguar todo de tanto rir. Dilma Vana terceirizar as suas falas na TV me causa, desculpem o mau jeito, incontinência urinária. Me aperto todo de tanto de rir.

OBJETOS DE OVAÇÃO

Mantega é vaiado de novo. Desta vez foi em um restaurante italiano de São Paulo, na noite de sábado. Vai ver que foi só por causa do ranço. Outro dia, quem foi hostilizado foi o ex-ministro dos cubanos, Alexandre Padilha. Lula confessou que "está difícil" andar na rua. E assim é que, sendo do time do governo Dilma Vana, toma vaia e apupo por cima. E a fila anda.

À SOMBRA DOS PINHAIS

Sérgio Moro, o Eliot Ness da Operação Lava-Jato decidiu que o antigo tesoureiro do PT, Vaccari Neto e mais os desdeputados André Vargas, Pedro Corrêa e Luiz Argôlo, não cabem mais na sua Vara e os mandou curtir cadeia no Complexo Médico-Penal do Paraná. Esse presidio com capacidade para 350 prisioneiros, em Pinhais, na Região Metropolitana da Terra das Araucárias. Não demora nada, o quarteto está ganhando a vida dando aulas num cursinho intensivo para delinquentes que aspiram ingressar no crime organizado estatal.

UMA COISA É UMA COISA

O ministro Joaquim não está demissionário. Ele estava apenas gripado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, nem vice-versa.

CARNE DE SEGUNDA COM

PREÇO DE PRIMEIRA

Dilma acaba de fazer um negócio da China com a China. Os mais de um bilhão e meio de chineses só comem carne de segunda: acém, paleta, fraldinha, costela, capa de filé, coxão duro, chuleta, músculo dianteiro... Logo a carne que os brasileiros que não ricos, acima da linha da pobreza e dos bolsa-familiares podem comprar. Essa linha da segundona agora é facilmente encontrada nos açougues e supermercados e melhores casas dor ramo... por preço de filé mignon e baby beef.

LUZ PARA TODOS

SÓ QUE NÃO

Y así pasaron los años... Dez anos, se passaram nada menos do que isso e o programa do governo Luz para Todos continua sendo apenas um slogan para mais de 257 mil casas brasileiras com certeza. Só no Piauí que é um estado tiquitito pero cumplidor, há 32 mil domicílios à espera de energia elétrica. Os dados são da Eletrobras piauiense. Esse governo faz saber, mas não sabe fazer. criar um slogan é fácil; difícil é botar um bico de luz.

DIFÍCIL DE CRER

Enquadrado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o senador das Alagoas, Fernandinho Beira-Collor chamou Janote de chantagista. Droga, aí é brabo de acreditar. Nenhum dos dois fez acordo de delação premiada.

LEALDADE, O RETORNO

O bom da lealdade é que ela não tem preço. Não se vende e não pode ser comprada. Se alguém imagina que a compra, leva calote. Assim que é adquirida perde o valor e deixa de ser lealdade para ser infidelidade, consanguínea da chantagem, falsidade, hipocrisia e traição.

Quando a lealdade é comprada, se chama de "estratégia de coalizão" e se transforma em Mensalão, em Petrolão ou Cartelão que pronto se desmantelam e se viram pelo avesso pela sempre reles e demolidora delação.

O CÚMPLICE

Zé Dirceu, o chefe dos mensaleiros, hoje gozando confortável e antecipada prisão domiciliar, à beira de uma nova cadeia, ameaça abrir a boca se for preso novamente pela Operação Lava-Jato.

Droga, só por isso ele já deveria ser re/preso. Confessa que é um arquivo-vivo. Vivo demais para conviver com a sociedade dos homens de bem. Se Dirceu sabe e não conta, Dirceu é cúmplice.

38 MINISTÉRIOS A SALVO

Grande novidade: o governo não cogita em diminuir ministérios. Tanto faz,como tanto fez... Com o que essa gente não trabalha e ganha de salários, diárias, vantagens, cartões corporativos, tanto faz que seja ministério, secretaria, autarquia, órgão vinculado.

Essa pandilha só serve mesmo para ser cabo eleitoral remunerado às custas do erário público. Falem num concurso seletivo para essa gente. Pelo menos 90% saem em disparada fugindo como o diabo foge da cruz; os outros 10% prestariam o concurso, porque já estudaram o gabarito. Dentre mortos e feridos dos 38 inertes ministérios da Dilma, salvaram-se todos.

GOLPE DO FINANCIAMENTO

O mais novo golpe do PT é acabar com o financiamento privado a partidos políticos. É golpe, por que quem tem a chave do cofre é Dilma Vana, por acaso presidente da República e por azar do destino petista de coração, desde que o PDT perdeu o caudilho Leonel Brizola. Em matéria de financiamentos, seja lá do que for, o PT é doutor honóris causa própria.

ESCOLAS DO CRIME

A revista Veja diz que fez uma pesquisa e constatou que os bandidos saem da cadeia muito mais perigosos do que entraram. Tá na cara que isso se refere ao crime organizado das ruas. Na política se dá o mesmo. Os eleitos saem muito piores do que quando chegaram. Aí, já se trata do crime organizado do Estado. Tradução literal: são duas escolas de bandidagem explícita. Uns usam chinelo de dedo; outros gravata e colarinho branco. Levo medo dos dois tipos de formandos.

NEM NA RUA, NEM NADA

Meus caros fiéis! O Lula mexeu num vespeiro. Se meteu de pato a ganso com as igrejas evangélicas e suas bíblias sagradas. Já está levando esculacho por tudo que é lado. Ele que já não pode sair à vontade para as ruas, agora não vai poder entrar à vontade nos melhores templos do ramo.

ROMBO MANJADO

Foi só falar em dar um fim no fator previdenciário, para o governo mostrar que as contas da Previdência não fecham. Os fantásticos economistas governamentais revelam agora que há lá dentro um rombo de R$ 73 bilhões, quase 30% a mais que os alegados R$ 53 bilhões do ano passado.

Se o governo não desviasse a arrecadação da Previdência para outros caminhos da Esplanada, o diabo seria mais bonito. Se hoje alguém arrombar a porta de um ministério e não encontrar um rombo pode mandar consertar a porta, porque ali não é um ministério. E bem que pode encontrar ao invés de rombo, mais um roubo. Nem precisa procurar muito.

LEALDADE

Eu tenho me sentido bem ultimamente. Desde que me determinei a não ser e nem ter patrão. Estou me dando bem com as coisas da vida, por que já não me vejo obrigado pelos azares e armadilhas do mundo, a colocar à prova a lealdade das pessoas. Hoje me sinto capaz de perceber no que me esteja próximo ou distante, o que é fidelidade. Nem sempre, no entanto, isso quer dizer tranquilidade. A legião dos desleais é pouco menos que a maioria.

O CARTEL NO PRÉ-SAL

Lula da Silva, sempre ele, já não aguenta mais ver desmoronar o império de bons negócios no Brasil da Silva, país que ele descobriu em 2002 quando subiu a rampa para habitar pela primeira vez o Palácio do Planalto. Falta só um pouquinho de nada para ele se declarar candidato ao lugar de Dilma que nunca deixou de ser dele.

Nesta segunda-feira, o operador Milton Pascowitch vai depor na Operação Lava-Jato. E o que ele sabe de outros ramais do esquema Petrobras não é pouco. Tem tudo a ver com BNDES, fundos de pensão, eletrolão, Pré-Sal.

E é aqui que a água começa a salgar para a carcaça de Lula. O Pré-Sal é mais uma das invenções "extraordinárias" do seu Brasil da Silva.

Ao descobrir tal mina de ouro, Lula abriu as portas de um novo paraíso de obras bilionárias tocadas pelas empresas que compõem os estaleiros, casual e inocentemente, as mesmas que formam o cartel que vive pagando propinas em contratos de refinarias e outras barbadinhas do Brasil lulático.

Quer dizer, "tocadas" até ali... As obras começam, a dinheirama aparece aos borbotões, os operadores tomam chocolate e pagam o que devem.

Então, Pascowitch vai engrossar o caldo no caldeirão de ingredientes que a Operação lava-Jato já mexe e remexe pelas cozinhas do Pré-Sal. O tempero é o mesmo do Petrolão. O Pré-Sal tem o gosto do mesmo esquema de desvios nos contratos de construção de refinarias. A receita é a mesma: são obras de plataformas, construção e locação de navios e sondas de perfuração para exploração de petróleo - e la nave va! - com um volume de investimento público e privado muito maior de tudo que já veio à tona até agora.

Assim é que, a semana começa bem. Lula vai ter que se lançar logo rumo a 2018. É o jeito de conseguir a imunidade que ele hoje não tem mais, embora governe subterraneamente o país com mão de gato. E não levem, por favor, essa figura da mão de gato a uma errônea e apressada tradução literal. Mão de gato é só aquela conhecida rapidez dos felinos que dão o tapa e escondem a mão.

VASCO 1 X 1 INTERNACIONAL

Droga, eu não tinha mais nada pra fazer. Assisti pela TV Vasco x Internacional. Issoé que é Brasileirão, não é aquela porcaria de Campeonato Espanhol.

O time do Vasco a gente já sabe o que é, mas o Inter me surpreendeu: é digno de qualquer gremista. Vendo o Internacional jogar parece que se vê o Grêmio naqueles dias. Os dias de sempre, é claro. Acho até que os dois, tricolores e colorados, são treinados pelo Felipão.

Qualquer jogo de bola se decide no meio decampo. Ese Vasco x Inter foi defesa contra defesa. Ah sim, por falar em meia cancha, que saudade do Bráulio, o Menino de Ouro dos Eucaliptos. Pra não jogar nesse time é porque deve estar lesionado. Enfim, o futebol tem disso, como me cutucou outro dia Moisés Pereira, o comentarista-profeta.

Quanto ao ataque do Vasco... Ora, a pior coisa que uma defesa deve fazer contra ele é não deixar que o Vasco chute a gol. A melhor coisa é deixar que chute. Não há o menor perigo de gol.

O goleiro do Inter é engraçado. Fica o tempo todo parado, sem fazer nada e quando chutam a gol e ele defende fica todo brabo com todo mundo. Bolas, ele está ali pra quê?!?

Já o goleiro do Vasco, não é do Vasco é do Grêmio. Pelo menos, ele jogou com o uniforme tricolor: calção preto e camiseta azul e branca. Meio que assustou os atacantes colorados.

O eu mais irrita na torcida vascaína é que ela vaia o Vasco o tempo todo. É como se ela não soubesse que o time é uma droga. É, com certeza, uma torcida portuguesa.

Epa! Gol do Inter. Nilmar. Aí, a torcida do Vasco não vaiou.

Aos 22 minutos já do segundo tempofoi expulso um zagueiro do Inter. O time da colônia lusitana no Rio nem notou. Quando viu... Epa! Gol do Vasco. De bola mascada. Empate 1 x 1.

E lá se foi o jogo. resumo dessa ópera bufa: se tem um atacante no Brasil para jogar ao lado de Neymar na seleção do Dunga, esse cara é o Nilmar. Pode até nem dar certo, mas dá uma boa rima.

Sabe quem é mesmo que gosta de ver o Internacional jogar? A torcida do Grêmio. E eu, cada vez que vejo o Vasco, mais quero ver o Barcelona.

Pior, muito pior que assistir a um jogo Vasco x Inter é ver um árbitro brasileiro em campo. Eles nem precisam estar na gaveta; basta que apitem o que sabem.

E pior, muito pior que Vasco, Inter e arbitragem, tudo junto e misturado, são os comentaristas esportivos desse outrora País do Futebol. Inclusive, este redator que vos escreve nos estertores de mais um sábado. Que legado vos deixou essa Copa das Copas.

ETERNIDADE

Às vezes, eu contrario a mim mesmo e me puxo as orelhas, por ter tanta convicção da minha própria eternidade. Para mim, a vida não tem fim. Tenho plena certeza disso. Vou ficar pra semente. Mas morro de curiosidade para saber o que vem depois.

LEVY, O DECORATIVO

Pois, então... Dilma Vana se reuniu com Lula da Silva para se aconselhar sobre os cortes de R$ 70 bilhões no Orçamento e não convidou Joaquim Levy, o craque da Fazenda. Aí, o anúncio que estava sendo anunciado com a devida precaução e antecedência, foi feito em rede de TV, sem a presença de Joaquim Levy, o papa emérito do governo, já que o papa em exercício é Michel Temer. Ah, Levy, o que que há com o teu peru?!?

O PT do PMDB

Renan Calheiros do PMDB, manda no Senado; Eduardo Cunha, do PMDB, manda na Câmara; Michel Temer, do PMDB é o vice-mais presidente da República... Então é o seguinte, se o PT é a rainha da Inglaterra, o PMDB anda trocando o seu reino por qualquer cavalo.

ENTREMENTES...

O BNDES FICA MAIS RICO E NEBULOSO

Assim como quem não quer nada, a Embraer e a Odebrecht, menina espevitada dos olhos grossos do avarento e perdulário Partido que se vale dos Trabalhadores, abocanharam mais de 90% de todo a dinheirama que o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, o popular BNDES, investiu em republiquetas e ditaduras lá de fora.

Nesse bunga-bunga inatingível pelos organismos de defesa da população sem jogo de cintura, a Embraer embolsou mais de 1 bilhão de dólares e a Odebrecht enfiou a mão em mais de 850 milhões de moeda americana, coisa de mais de 2 bilhões e meio de bagarotes nacionais.

E acredite, se quiser, salvo terrível engano, o governo garante que ninguém intermediou essa negocialhada feita sob segredo de Estado.

As fontes contadoras da História Oficial empenham sua palavra de honra jurando que não há, nesse jogo de cartas altas e apostas maiores ainda, nenhum lobista, nenhum traficante de interesses.

Mas uma coisa os investigadores da Lava-Jato já estão carecas de saber: ninguém tem mais influência e prestígio e nem contatos de primeiro grau tão importantes na vida do BNDES como quem é, ou já foi presidente dessa República dos Calamares.

E assim é que você se dá conta por que Dilma Vana acaba de destinar, em plena recessão, um aporte de R$ 50 bilhões para os cofres folgados do BNDES e, só pra chatear, ainda vetou a quebra de sigilo dos financiamentos cometidos pelo glorioso e intocável Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Desenvolvimento $ocial.... dos que são tidos como seus melhores sócios.

25 de maio de 2015
Laoviah Raziel

Nenhum comentário:

Postar um comentário