"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

NEGÓCIOS DA CHINA: É "MENTILA" DA DILMA




(Veja) O anúncio de que a China trará mais de 53 bilhões de dólares em investimentos para o Brasil causou certo ceticismo entre analistas de mercado e empresários brasileiros. Isso porque o país asiático tem fama de divulgar obras megalomaníacas durante viagens oficiais que muitas vezes não saem do papel. Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo publicado nesta sexta-feira identificou oito projetos anunciados pelo governo chinês no país que não foram realizados e totalizaram pelo menos 24 bilhões de dólares.

Entre eles, há desde um projeto de construção de uma fábrica e de um porto seco em Barreiras, na Bahia, a uma siderúrgica que seria erguida em parceria com Eike Batista em Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Ambos foram cancelados.

Outro caso é o da construção de uma ferrovia que ligaria os municípios de Cuiabá (MT) e Santarém (PA). Em 2012, o Banco de Desenvolvimento da China e o governo do Mato Grosso assinaram um acordo de financiamento de 10 bilhões de dólares. Desde então o projeto está paralisado. Na área de mineração, a ECE (Organização de Exploração e Desenvolvimento Mineral do Leste da China) assinou carta para a compra da Itaminas por 1,2 bilhões de dólares, em 2010. O negócio, contudo, ainda não foi fechado.

O jornal ainda afirma que dos 35 acordos assinados na terça-feira entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, apenas 14 têm recursos assegurados e estão com o processo mais avançado.

Após os anúncios feitos na terça, que iam desde uma ferrovia transcontinental que ligaria os oceanos Atlântico e Pacífico à criação de um fundo de investimento para infraestrutura de 50 bilhões de dólares, o governo federal fez questão de dizer que os acordos não passavam de "memorandos de entendimento" - ou seja, que ainda necessitavam de estudos de viabilidade e formalização de contrato.

22 de maio de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário